A fábrica de jipes e utilitários de uso civil e militar Honker, da Polônia, está interessada em se instalar em Santa Maria. É a segunda vez que os executivos, que fazem parte do conselho de administração da Honker, além de intermediadores nacionais vêm à cidade.
Os representantes da Honker chegaram nesta manhã a Santa Maria, depois de visitar, durante esta semana, o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, o santa-mariense José Mariano Beltrami, a embaixada da Polônia no Brasil, em Brasília, e bancos de financiamento como o Badesul e o BRDE, em Porto Alegre.
A empresa estaria interessada em, primeiramente, começar a montar jipes militares na cidade. Futuramente, há a possibilidade de trazer para cá etapas anteriores, como a fabricação de chassis. Se isso ocorrer, o potencial é que se gerem entre mil e 2 mil empregos na Honker do Brasil.
Um dos fatores que deve acelerar a decisão do investimento da empresa no país é um edital de licitação que deve ser aberto pelo Exército até o meio do ano, para a compra de jipes e outros tipos de viaturas. Pela lei que rege as compras do Ministério da Defesa, toda empresa que passar a fornecer suprimentos e equipamentos para as Forças Armadas deve investir em território nacional.
Por isso a Honker já estaria antecipando a instalação de uma sede na cidade. Em Santa Maria, pelo menos no começo, seriam montados apenas os jipes de uso militar. A empresa fabrica veículos leves, de até quatro toneladas, mas não faz carros de passeio, apenas utilitários.
Na manhã desta quinta-feira, os empresários estão reunidos com o prefeito Cezar Schirmer.