deni zolin

Desemprego atingiu recorde no país em novembro, aponta pesquisa do IBGE

18.306

O desempregou voltou a crescer e atingiu um total de 14 milhões de brasileiros em novembro. Um novo recorde, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desde maio, o número de desempregados aumentou 4 milhões, o que representa um salto de 40%.

Em novembro, a taxa de desocupação chegou a 14,2%. Ainda que os números sejam altíssimos, são estáveis se comparados com o do mês de outubro, em que o percentual era de 14,1%

Recolhimento do FGTS via Pix é adiado

Ao mesmo tempo, com a flexibilização do isolamento social, até novembro, a população ocupada também subiu. Pela primeira vez desde o início da pandemia, foi registrada uma alta. Enquanto em maio eram 84,4 milhões ocupados, em novembro foram 84,7 milhões. Com a diferença entre desempregados e empregados, a força de trabalho também cresceu: em novembro, os números apontaram 4,4% a mais comparado com maio.

A pesquisa também mostrou uma queda considerável no número de pessoas em isolamento rigoroso. Em outubro, foram 26,2 milhões nessa situação. Índice muito baixo se comparado com o da primeira edição da pesquisa, de maio, em que eram 49,2 milhões. Somado a isso, a quantidade de brasileiros que afirma não adotar restrições contra a Covid-19 aumentou. Ao todo, a pesquisa apontou 10,2 milhões de pessoas que não estão se cuidando. Em maio, eram 4,1 milhões.

Caixa começa nesta quarta a pagar o auxílio emergencial para nascidos em outubro

Por fim, a pesquisa também concluiu que 28,6 milhões de pessoas fizeram teste para Covid-19 durante a pandemia, sendo 6,5 milhões positivados. Todos os dados do IBGE foram registrados pela pesquisa Pnad Covid, iniciada em maio para mensurar efeitos da pandemia no Brasil.  


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Confira como será o funcionamento do comércio de Santa Maria na véspera de Natal

Próximo

Recolhimento do FGTS via Pix é adiado

Economia