A concessionária de automóveis Citröen De France de Santa Maria reabriu na última sexta-feira, com a autorização da Justiça. A loja, que fica próximo à Avenida Medianeira, tinha sido fechada na quinta-feira por ordem judicial, após Ação Civil Pública que pedia a interdição do estabelecimento, que funcionava sem Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI).
De acordo com o promotor Maurício Trevisan, a concessionária prometeu à Justiça que, dentro de quatro meses e 10 dias, deve se mudar para outra sede regularizada.
_ Amanhã (quarta-feira), pretendo entrar com recurso, pois uma decisão que já conta um ano exige alvará de prevenção a incêndio. E os documentos que a empresa apresentou na última semana, como laudos técnicos comprovando que não há risco de incêndio, não foram avaliados pelos bombeiros _ afirma Trevisan.
Os representantes da De France preferiram não se manifestar nesta terçaq-feira, sem a orientação do setor jurídico. Na última quinta-feira, a concessionária foi fechada pela Justiça com base em processo iniciado ainda em 2010, quando a empresa foi notificada por não possuir PPCI. Em janeiro do ano passado, a Justiça concedeu prazo de dois meses para a entrega do PPCI e, como ele não foi entregue, a sentença que determinou o fechamento saiu ainda em 2013.
Conforme o engenheiro da Citröen De France, Umberto Ferreira Langone, que falou à reportagem na quinta-feira passada, o local não tem PPCI, pois o terreno onde o prédio foi construído é irregular e não possui Habite-se.
"