Tempo de virar a chave

CDL lança campanha de Natal que dará prêmios e brindes aos consumidores

Juliana Gelatti

"

As vendas caíram, mas os lojistas não estão de braços cruzados. Em Santa Maria, junto a entidades ou independentemente, empresários estão adotando atitudes para que o pessimismo não chegue à melhor data do ano: o Natal.

A campanha “A Magia do Natal Está Chegando a Santa Maria”, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que dará brindes e prêmios aos consumidores que forem às ruas, será lançada hoje aos lojistas. Além disso, o projeto Soma segue firme e forte. Neste domingo, as lojas devem abrir mais uma vez na área central, pela quarta edição do evento.

Com o lançamento da campanha de Natal na noite desta terça-feira, a ideia é estimular o setor a mudar de ânimo e preparar o clima da cidade para a data mais importante do ano. O principal desafio a ser superado é o pessimismo e o desânimo, que atinge empresários e clientes.

Ewerton Falk, presidente da entidade, relaciona esse sentimento que paralisou as vendas com a condução dos governos federal e estadual diante dos problemas financeiros. Em decorrência de aumentos de impostos, falta de repasses e parcelamentos de salários, mesmo quem tem dinheiro acaba não tendo vontade de ir às compras, fazendo a economia ficar ainda mais estagnada.

Nesse sentido, uma campanha estadual, promovida pela Fecomércio, CDL e Sindilojas tentará reverter esse comportamento com o slogan “Não dê voz e vez ao medo, reaja Rio Grande do Sul”.

– Não é tapar o sol com a peneira, mas estamos trabalhando o lado emocional do setor e vamos fazer de tudo para virar a chave. Como dizia um presidente americano, após a crise de 1929: “quer ajudar a passar por ela? Vá ao comércio comprar” – afirma o presidente da CDL, Ewerton Falk.

As estratégias para garantir clientes e boa saúde financeira

O cenário atual tem algumas consequências para o mercado, uma delas é selecionar as empresas que sobreviverão. Para isso, é necessário agir o quanto antes para não fechar as portas. Isso inclui repensar o próprio negócio e fazer os investimentos necessários para fidelizar clientes.

Não só por meio do preço mais baixo, mas melhorando as condições de conforto dos estabelecimentos, aprimorando o atendimento e oferecendo serviços, como estacionamento e climatização. Outra implicação da crise é que, com o fechamento de algumas lojas no Centro, mesmo em pontos valorizados está ocorrendo renegociação dos valores de aluguéis.

A Sibrama, prestes a completar 60 anos , abriu as portas para um novo sócio e está adotando atitudes para manter a boa saúde financeira. Participante ativa do Projeto Soma, diversificou o rol de produtos e cortou gastos.
– Vemos um sentimento de não querer comprar. Isso está acima do que o lojista pode fazer, mas estamos agindo para que todo cliente que entrar na loja só saia com a compra efetivada. Para isso, arriscamos, aumentamos estoques e o leque de produtos – diz o sócio Jacques Eskenazi Neto.

Reduzir custos também acaba sendo muito importante para garantir a permanência do mercado. Contas de luz e telefone estão na mira de cortes de grandes e de pequenos.

 O quê – Promoção “A Magia do Natal está Chegando em Santa Maria"

 Quando – O lançamento é hoje, às 19h30min, somente para lojistas, para estimular a adesão. A promoção vale nas lojas a partir de novembro

 Onde – O evento de hoje será na SUCV

 Premiação – Durante a vigência da campanha, a cada R$ 100 em compras, o consumidor vai receber um cupom e poderá concorrer a um vale viagem (um determinado valor para usar no destino que escolher) e smartphones. Além disso, ganhará um selo para ser raspado no cupom.

A raspadinha poderá dar um brinde na hora: serão quatro chaveiros com bonequinhos confeccionados especialmente para a campanha. Os personagens são Noelito, Rena Cometa, Duende Orelha e Duende Teobaldo

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Tarifas bancárias subiram 9 vezes mais que inflação

Próximo

Redução no limite das RPVs não terá apoio dos deputados da região

Economia