
Foto: Prefeitura de Rio Grande, divulgação/Veículo equipado com câmeras no teto será semelhante a esse, usado desde 2017 pela prefeitura de Rio Grande
Ainda não há data para o início das operações e nem a confirmação oficial da prefeitura de que o veículo começará a fiscalizar a Zona Azul em Santa Maria, mas tudo leva a crer que, nos próximos meses, a novidade estará circulando nas ruas da cidade. Tanto é verdade que o carro com câmeras que leem as placas de veículos está sendo até adesivado. O veículo pertence à Rek Parking e deverá ser um auxiliar na fiscalização do uso de parquímetros, pois tem tecnologia capaz de, apenas circulando pelas ruas, capturar todas as placas dos carros estacionados e fazer o cruzamento com o sistema de parquímetros. Ao detectar que um automóvel não está com tíquete da Zona Azul, ele permitirá a notificação mais ágil, e também repassará a informação a agentes municipais para a aplicação de multa. O sistema também cruza as placas com o sistema do Detran e alerta se algum carro é furtado.
Zona Azul será ampliada e parquímetros terão novas formas de pagamento
Segundo a secretária de Mobilidade Urbana de Santa Maria, Sandra Rebelato, a prefeitura tem interesse no início das atividades desse novo automóvel, mas isso dependerá de um termo aditivo ao contrato com a Rek Parking que está sendo definido pela secretaria. Sandra diz que, após a conclusão desse termo, a decisão final caberá ao prefeito Jorge Pozzobom.
Para a Rek Parking e a prefeitura, tende a ser um bom negócio, já que deve reduzir o número de casos de motoristas que não pagam a Zona Azul. O veículo é semelhante ao já usado desde 2017 pela prefeitura de Rio Grande (na foto).