casa própria

Caixa reduz taxas para empréstimos imobiliários

18.396

A Caixa Econômica Federal (CEF) reduziu, pela terceira vez no ano, as taxas para aquisição da casa própria. Tiveram queda as cobranças de juros do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).

Lojas e mercados estarão abertos neste sábado

Em ambas modalidades, a "taxa efetiva mínima" será a soma da Taxa Referencial (TR) mais juros de 6,75% ao ano (aa) e a "taxa efetiva máxima", a TR mais juros de 8,5% a.a. As reduções foram, respectivamente, de 0,75 ponto percentual (pp) e 1,0 pp.

Até a primeira quinzena deste mês, a taxa mínima variava entre 7,3% e 7,99% ao ano entre os cinco principais bancos brasileiros. 

Conforme o Banco Central, o SFH é regulamentado pelo governo federal, e o valor máximo de avaliação do imóvel é de R$ 1,5 milhão. No caso do SFI, as condições são estabelecidas em livre negociação entre os clientes, bancos ou instituições financeiras. 

Nota divulgada pela própria Caixa assinala que o presidente do banco, Pedro Guimarães, tem expectativa de que a redução de juros permita "a ampliação do acesso à moradia pela prática de preços mais competitivos", e gere mais demanda para o setor da construção civil, que tem capacidade de criar emprego por causa do uso intensivo de mão de obra. 

Obra do Centro de eventos do CDM pode ser retomada em breve

Além de empréstimos imobiliários por meio do SFI e do SFH, a Caixa faz contratos para financiamentos corrigidos pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação. Para todas as modalidades, os recursos são do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo. 

De acordo com a Cartilha do Crédito Imobiliário da Caixa, para obter financiamentos da casa própria é preciso, entre outras condições, ser brasileiro (nato ou naturalizado) ou ser estrangeiro com visto permanente; ter capacidade financeira comprovada para pagar as prestações no período contratado e não ter restrições cadastrais (Banco Central, Receita Federal, Serasa e SPC).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Governo paga nesta quinta mais uma parcela dos salários de setembro Anterior

Governo paga nesta quinta mais uma parcela dos salários de setembro

Próximo

Lojas e mercados estarão abertos neste sábado

Economia