safra de 2020

Caçapava do Sul sedia abertura oficial da colheita da oliva nesta sexta-feira

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

Ocorre nesta sexta-feira, em Caçapava do Sul, a 9ª Abertura Oficial da Colheita da Oliva. O evento terá a participação do governador Eduardo Leite, do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, e do secretário-chefe da Casa Civil, Otomar Vivian. A cerimônia será sediada no Olival Don José, propriedade de um dos produtores do município.

A secretária de Agropecuária, Industria e Comércio de Caçapava do Sul, Michele Mendes, afirma que, segundo o levantamento do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), em 2020, a colheita do Rio Grande do Sul deve render em torno de 80 toneladas de azeite. Isso representa menos da metade do rendimento do ano passado, quando a colheita resultou em 190 toneladas. Segundo ela, a redução da produção se deve a um curto período de chuvas que ocorreu em janeiro e dificultou a polinização das plantas.

Ao todo, são 6 mil hectares de oliveiras no Rio Grande do Sul. Em Caçapava do Sul, conforme Michele, há cinco produtores de destaque na Região Central. A estimativa de quanto o município deve obter, em recursos, com a safra, deve ser divulgada nesta sexta-feira também.

A cerimônia oficial de abertura começa às 11h. Durante a tarde, a partir das 14h30min, as autoridades devem acompanhar a colheita mecanizada das azeitonas, entre outras atividades.

DECRETO DE EMERGÊNCIA

Quinta-feira, o prefeito de Caçapava do Sul, Giovani Amestoy, assinou o decreto de emergência da área rural do município. O chefe do Executivo pretende entregar o documento nas mãos do governador Eduardo Leite, durante a visita dele a cidade. Caçapava se junta a Lavras do Sul , Rosário do Sul, Santana da Boa Vista e São Sepé e outras 22 cidades da Região Central que assinaram o decreto devido as perdas na produção agrícola provocadas pela estiagem.

*Colaborou Rafael Favero

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Cyrilla realiza os primeiros testes de refrigerantes

A cada ano, 1,5 mil empresas são abertas em Santa Maria Próximo

A cada ano, 1,5 mil empresas são abertas em Santa Maria

Economia