serviço público

App que informará o tempo de chegada do ônibus à parada está em fase de testes

Deni Zolin

Foto: Divulgação

A empresa i3 Tecnologia, de Santa Maria, já está realizando testes com o aplicativo desenvolvido por ela e que facilitará o uso do transporte coletivo em Santa Maria. A versão de teste do app está sendo usada por estudantes e outros usuários que tiveram autorização para avaliar se o sistema funciona bem e dar sugestões de melhorias. Segundo o diretor da empresa, Cristiano Silveira dos Santos, os testes começaram no final de setembro e estão envolvendo todos os ônibus que fazem linhas para o campus da UFSM. A previsão é que, na metade de outubro, o sistema seja lançado e liberado para todos os passageiros que usam essas linhas. Devido às eleições, o lançamento não ocorreu em setembro, como previsto antes. O nome do app só será divulgado quando for lançado.

Hospital Universitário de Santa Maria agora tem ponto para descarte de lixo eletrônico

O aplicativo funcionará assim: ao abri-lo, o usuário seleciona a linha que quer pegar e, depois, a parada. Então, o app informa quantos minutos falta para o próximo ônibus chegar. No futuro, o aplicativo terá a opção de definir um ponto de destino, até porque mais de uma linha pode fazer o trajeto desejado.

Segundo Santos, as primeiras avaliações foram muito boas. As pessoas ficaram maravilhadas em ver em tempo real, no mapa, no celular, onde o ônibus está naquele momento (foto acima) e também a precisão da previsão de tempo para ele chegar até a parada onde a pessoa quer embarcar.

- Teve até o pai de uma estudante que não usa o ônibus, mas gostou muito do app porque, agora, ele sabe exatamente que horas ela vai chegar na parada. Então, ele não precisa ficar um tempão esperando por ela na parada, só sai de casa quando ela está perto. Isso ajuda na segurança das pessoas - diz.

A partir de hoje, Feirão da Gare terá novidades

Outro usuário fez uma sugestão, que já foi acatada. Agora, o aplicativo tem a opção Favoritos, em que a pessoa pode selecionar a parada perto da casa dela. Isso facilita o uso do sistema.

IMPLANTAÇÃO
Segundo Santos, agora a empresa está concluindo a instalação dos equipamentos de localização (GPS) e teclados em cerca de 50 ônibus que fazem as linhas para o campus da UFSM - os teclados são para o motorista informar no ssitema qual a linha está fazendo. A empresa optou por começar a adotar o aplicativo em parte da cidade para que seja mais fácil fazer alguma correção necessária e para que ele funcione bem, até para que não caia em descrédito. Dessa forma, a implantação em 100% das linhas da cidade será gradual e ainda não tem prazo definido.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Lojas não abrirão neste domingo em Santa Maria Anterior

Lojas não abrirão neste domingo em Santa Maria

Hospital Universitário de Santa Maria agora tem ponto para descarte de lixo eletrônico Próximo

Hospital Universitário de Santa Maria agora tem ponto para descarte de lixo eletrônico

Economia