Depois de um desempenho péssimo nos últimos meses em Santa Maria, a geração de empregos começou a reagir em fevereiro na cidade, segundo os dados divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho. Fevereiro teve uma geração positiva de 143 novos empregos, número puxado especialmente para retomada do setor de serviços, que criou 186 novas vagas no mês passado. O comércio ainda está no negativo e desempregando mais funcionários (veja quadro abaixo).
Imagens devem esclarecer se idosa espancada foi também estuprada
No acumulado do primeiro bimestre, o saldo é negativo, com o fechamento de 74 empregos em Santa Maria, mas o número era bem pior no mesmo período de 2015, quando haviam sido cortados 400 postos de trabalho.
João Luiz Vargas é condenado a 12 anos de prisão no caso Rodin
No Rio Grande do Sul, a situação é semelhante. O comércio segue cortando gente, com 1,3 mil empregos a menos em fevereiro e 3,6 mil cortes no primeiro bimestre. No Estado, a diferença é que, em vez dos serviços, quem está reagindo é a indústria, com a geração de 5,6 mil empregos em fevereiro e 8,4 mil desde o início do ano. Isso faz o Estado seguir no positivo, gerando 6 mil no mês passado e 13,4 mil no 1º bimestre.
Já no Brasil, a situação ainda é dramática, com -104 mil empregos em fevereiro e acumulado de -204 mil desde janeiro.