data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Emater (Divulgação)
Uma agroindústria de peixes de Júlio de Castilhos recebeu um certificado de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF). A agroindústria Reolon, de propriedade do piscicultor Neri Reolon, fica localizada no Assentamento Ramada e possui o único abatedouro legalizado da região central do Rio Grande do Sul.
Com isso, será possível obter a liberação para a venda formal no município, a participação em pregões municipais e a possibilidade de venda em municípios vizinhos e no Estado.
- Faz tempo que estávamos esperando por isso. Precisava de uma liberação para finalizar o processo e conseguir o certificado do abatedouro, que vai permitir a venda tranquila dos peixes para o município e no RS também - declarou o piscicultor Neri Reolon.
Nas 12 maiores cidades da região, três só têm gasolina acima de R$ 7
O certificado é concedido pela Emater, que é vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). A entidade conduz os passos para a formalização das agroindústrias e oferece serviços de orientação para regularização sanitária e ambiental.
- Desde o início do ano já foram encaminhados diversos processos para liberação de agroindústria para o comércio fora da cidade. Agora, como agroindústria legalizada, o abatedouro Reolon poderá vender sua produção de peixes no âmbito estadual. É uma conquista muito grande - destacou a secretária municipal de Agricultura, Ana Paula Lima Ferreira.