agronegócio

Semeadura da soja atinge 97% da área estimada no Rio Grande do Sul

João Pedro Lamas

Foto: Lucas Amorelli (Arquivo Diário)

A semeadura da soja atingiu 97% da área prevista no Rio Grande do Sul, que é de 5.890.619 hectares.

De acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), nesta quinta-feira, na Região do Planalto, "a cultura já foi totalmente implantada". Porém no Sul do Estado, o plantio está paralisado por conta da falta de umidade no solo, totalizando 85% da área estimada inicialmente. Nessa região, há um incremento de área de 7,29% em relação à safra passada e a cultura apresenta "boa germinação, emergência e estande de plantas". No geral, as lavouras de soja semeadas no período de final de outubro e início de novembro apresentam stand de plantas irregular nas parcelas.

Colheita do trigo é finalizada no Estado com produtividade abaixo da estimada

No Norte do Estado, as áreas replantadas com soja apresentam germinação "desuniforme devido à baixa umidade do solo". As sementes que não germinaram estão sadias, necessitando apenas "condições ideais de umidade". Uma vez que o período foi seco, a preocupação dos produtores é a falta de umidade do solo, aliado à alta insolação e ao vento seco, que dificultam a germinação dessas lavouras recém-plantadas e a finalização do plantio de soja desta safra.

MILHO

A cultura do milho está com bom desenvolvimento até o momento e o plantio atinge 93% do total previsto, que é de 738.074 hectares para esta safra no Estado. Desse total, 5% da área está pronta para a colheita, iniciando nos próximos dias, 24% das lavouras estão em enchimento de grãos, 23% em floração e 41% das áreas, em germinação e desenvolvimento vegetativo.

Em todo o Estado, o milho está em estádio reprodutivo e com alta demanda hídrica. Entretanto, com a falta de chuva, muitas lavouras em desenvolvimento vegetativo e floração começam a apresentar sintomas de folhas murchas e secas nas pontas, com perspectivas de reduzir a produtividade esperada, caso não volte a chover.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Há 11 anos sem registro de aftosa, Brasil é considerado livre da doença com vacinação Anterior

Há 11 anos sem registro de aftosa, Brasil é considerado livre da doença com vacinação

Colheita do trigo é finalizada no Estado com produtividade abaixo da estimada Próximo

Colheita do trigo é finalizada no Estado com produtividade abaixo da estimada

Agronegócio