agronegócio

Laboratório da UFSM lança APP que ajuda agricultor no preparo do solo para plantio

João Pedro Lamas

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Uma equipe do Laboratório de Computação Ubíqua, Móvel e Aplicada (Lumac) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) lançou um aplicativo, de graça, que ajuda o agricultor no manejo do solo para que, assim, tenha maior precisão da produtividade na cultura de grãos.

Fronteira e Sul do RS usam método da UFSM para alavancar produtividade do arroz

Ele foi batizado de AgroFert e pode ser acessado tanto pelo celular quanto pelo computador convencional. O agricultor acessa ele aqui, faz o cadastro e preenche as lacunas apresentadas pelo sistema com as áreas da propriedade e dados de análises químicas do solo.

Então, o sistema interpreta dos dados de forma a dar recomendações da quantidade de uso de fertilizantes ou correções. Por meio dele também é possível acompanhar as mudanças das características químicas de cada área e, assim, verificar o que vem melhorando ou piorando nas lavouras.

Alta de custos de produção já afeta a próxima safra de arroz e soja

A equipe da UFSM é formada por dois professores, cinco alunos e um Técnico-Administrativo em Educação. Segundo ela, em resumo, o AgroFert é um sistema de cálculo dos nutrientes necessários para o bom manejo e fertilidade do solo visando alta produtividade.

O Agrofert está apto, nesta primeira versão, a dar recomendações de corretivos e fertilizantes para culturas de grãos das regiões do Cerrado, estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFSM sedia evento sobre o papel da mandioca para a agricultura familiar Anterior

UFSM sedia evento sobre o papel da mandioca para a agricultura familiar

Fronteira e Sul do RS usam método da UFSM para alavancar produtividade do arroz Próximo

Fronteira e Sul do RS usam método da UFSM para alavancar produtividade do arroz

Agronegócio