agronegócio

Colégio Politécnico abre novas vagas para feirantes na Polifeira do Agricultor

Da redação

Foto: Charles Guerra (Arquivo Diário)

O Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (CPUFSM) publicou, na última segunda-feira, edital de seleção que disponibiliza novas vagas para agricultores familiares interessados em vender seus produtos na Polifeira do Agricultor, que ocorre no campus em Camobi da UFSM e na Praça João Pedro Menna Barreto (Praça dos Bombeiros), Centro de Santa Maria. Na feira, são vendidos produtos como alimentos, bebidas e flores, entre outros.

Entre os requisitos para a participação no processo seletivo estão comprometimento em comercializar produtos de origem própria; dispor-se a receber visita de análise das condições do local onde são produzidos os produtos; e participar de oficinas técnicas de aperfeiçoamento e qualificação. Quanto aos produtos de origem animal, é necessário que os produtores tenham autorização do serviço de inspeção para comercializá-los.

Os feirantes também podem vender produtos feitos por vizinhos, amigos e outros agricultores, desde que eles também se disponham a receber visitas para análise de suas propriedades, se cadastrem na feira e participem das atividades de qualificação. Os feirantes têm a possibilidade de participar da Polifeira apenas uma vez por semana, compartilhando o seu estande com outros feirantes e projetos selecionados.

Escola de Dilermando de Aguiar vai produzir flores com a ajuda da UFSM

Os agricultores interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever no dia 7 de março, na sala A17 do Colégio Politécnico, após a reunião de apresentação da Polifeira, que começa às 8h30min. Na ocasião, é necessário apresentar os documentos exigidos no edital de seleção.

A seleção será realizada por comissão mista formada por representantes do Colégio Politécnico, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Prefeitura de Santa Maria. Entre os critérios de seleção, destacam-se a avaliação da propriedade durante a visita técnica, diversidade da produção, tipo de produto a ser comercializado, participação em outras feiras, integração de jovens na atividade produtiva e número de dependentes da renda da família.

Os classificados terão direito a utilizar, na Polifeira, um estande fixo com dimensão de 3,5m x 3,5m. Para isso, é necessário a licença de feirante, que deve ser solicitada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural até 10 dias após a publicação do resultado.

*Com informações da assessoria de comunicação da UFSM

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Colheita do milho atinge quase metade da área cultivada no Estado Anterior

Colheita do milho atinge quase metade da área cultivada no Estado

Escola de Dilermando de Aguiar vai produzir flores com a ajuda da UFSM Próximo

Escola de Dilermando de Aguiar vai produzir flores com a ajuda da UFSM

Agronegócio