agronegócio

Área da safra de soja é estimada em 5,8 milhões de hectares

Da redação

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) divulga, todos os anos, duas estimativas de safra de verão: a estimativa inicial de safra, em agosto, e, em março, a segunda estimativa, com os dados atualizados.

De acordo ela, a soja no Estado vai amadurecendo, com 15% da safra já colhida, 25% por colher e 54% em enchimento de grãos. A área dessa safra é estimada em 5,8 milhões de hectares, sendo, dessa forma, a maior área já plantada em solo gaúcho na história.

O milho também segue em colheita no Estado, com 55% do total da área colhida, 19% maduros e 20% em enchimento de grãos. Os percentuais de 2% em desenvolvimento vegetativo e 4% em floração referem-se ao milho safrinha.

Chega a 75% a área de feijão primeira safra colhida no Estado. As demais lavouras estão maduras e em enchimento de grãos. A safra está demonstrando uma projeção com incremento de 9,21% da produtividade em relação à safra anterior, para 1.766 kg/ha, representando aproximadas 70 mil toneladas no Estado nessa safra.

Colheita do milho atinge quase metade da área cultivada no Estado

A cultura de arroz chegou a 22% da área já colhida e 42% já estão maduros. Outros 25% da área estão com a cultura em enchimento de grãos e 4% em floração. A área total de arroz no Estado nessa safra é estimada em pouco mais de um milhão de hectares. Em média, no Estado, essas lavouras estão apresentando produtividade de 7.606 kg/ha, inferior à média da safra anterior em 3,22%.

Para o levantamento, os dados foram coletados na segunda quinzena de fevereiro (16 a 28/02), junto a 101 escritórios municipais para a cultura do arroz, 225 para feijão primeira safra, 152 para feijão segunda safra, 397 escritórios locais para milho grão, 366 para milho silagem e 351 para soja, além de 12 escritórios regionais e do Escritório Central. O levantamento contemplou uma amostra que cobriu 94,4% da área cultivada com arroz, 82,9% com feijão primeira safra, 94,0% com feijão segunda safra, 90,5% com milho grão, 90,8% para milho destinado à silagem e 93,3% para área com soja.

*Com informações da Emater

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFSM e empresa avaliam participação na Expodireto Anterior

UFSM e empresa avaliam participação na Expodireto

UFSM e empresas de Santa Maria representam a cidade na Expodireto Próximo

UFSM e empresas de Santa Maria representam a cidade na Expodireto

Agronegócio