“Uma hora eu estava disputando o campeonato carioca e pouco tempo depois eu sou campeão da Copa Conmebol”, afirma ex-goleiro do Botafogo que reside em Santa Maria

“Uma hora eu estava disputando o campeonato carioca e pouco tempo depois eu sou campeão da Copa Conmebol”, afirma ex-goleiro do Botafogo que reside em Santa Maria

Foto: Arquivo Pessoal

Ed Palmieli posa ao lado da taça da Copa Conmebol de 1993

Sensação e líder do Campeonato Brasileiro, o Botafogo pode voltar a ganhar um título de expressão após 28 anos. Em 1995, o time venceu o Brasileirão pela última vez. Dois anos antes, em 1993, o time se sagrou campeão da Copa Conmebol, competição que não existe mais, mas é considerada a precursora da Copa Sul-Americana.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Para marcar os 30 anos da conquista, o clube carioca promoveu uma série de ações para homenagear os atletas que participaram da campanha vitoriosa. Além do lançamento de uma camisa relembrando o torneio, os jogadores aposentados deram uma volta olímpica no Estádio Nilton Santos antes da partida contra o Goiás, na 25ª rodada do Brasileirão.

Entre os homenageados, estava o ex-goleiro Ed Palmieli, que vive em Santa Maria desde 2017. Em entrevista ao programa Papo D Esporte, da Rádio CDN 93.5, ele relembra da conquista de forma nostálgica:

– Uma hora eu estava disputando o campeonato carioca, pouco tempo depois eu estava em um time grande e sou campeão da Copa Conmebol, um torneio que é lembrado e valorizado até hoje. Foi uma honraria enorme que tivemos no Rio de Janeiro. É muito gratificante ser lembrado pelo clube.

Durante os dias de homenagem, os ex-atletas puderam conhecer toda a estrutura atual do Botafogo, que é uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Ele ressaltou que a organização dentro e fora do campo é o grande segredo do sucesso do time na temporada. Palmieli, inclusive, conta que está na torcida pelo título do Glorioso:

– Eu estive no jogo contra o Goiás. Eles vão ganhar o campeonato com certeza. Todo o empenho e a dedicação me faz ter certeza que eles vão ser campeões. O clube está comprometido em vencer e o resultado está aparecendo. E a torcida merece esse título.

A experiência que se transforma em ensino

Atualmente o ex-goleiro atua como preparador de goleiros para atletas de todas as idades. Ele é proprietário da Escola de Goleiro Ed Palmieli que tem sede em Santa Maria e trabalha com categorias de base na Chapecoense e no Riograndense.

– Os goleiros me procuram pela minha credibilidade, pela minha paciência de fazer o que gosto. Eu dou oportunidade para todos, seja atleta masculino ou feminino, independente da idade. O futebol é trabalho a longo prazo e é isso que tento passar aos alunos – destaca Palmieli.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa-marienses garantem título de vôlei master na Serra Gaúcha Anterior

Santa-marienses garantem título de vôlei master na Serra Gaúcha

Judoca santa-mariense ganha bronze nos Jogos Universitários Brasileiros Próximo

Judoca santa-mariense ganha bronze nos Jogos Universitários Brasileiros

Esportes