Foto: Gabriel Haesbaert, Santa Maria Soldiers
Em 2022, o Santa Maria Soldiers venceu o Erechim Coroados pelo placar de 44 a 0

No domingo (30), Santa Maria Soldiers e Erechim Coroados disputam uma vaga para a grande final do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano 2023. O jogo vai ser realizado no Estádio dos Eucaliptos, às 14h, em Santa Maria.
O Soldiers recebe o adversário do norte do Estado em casa, já que se classificou em primeiro lugar no Grupo A da competição. O time santa-mariense tem a melhor campanha de todo o torneio. São 123 pontos marcados e apenas sete sofridos, nas duas partidas da fase inicial. A última partida da equipe foi disputada há mais de um mês, no dia 26 de março. Na ocasião, a equipe venceu o Gravataí Spartans pelo placar de 74 a 0.
O presidente e quarterback do Soldiers, Douglas Rodrigues, afirma que a equipe precisa encarar o jogo com seriedade para chegar ao “Gaúcho Bowl”:
- É uma partida eliminatória, estamos a um passo de chegar na final. Temos consciência de que somos favoritos pelo desempenho no ano passado. A partida será decidida nos detalhes.
A outra semifinal será disputada entre Porto Alegre Pumpkins e Canoas Bulls, no Estádio do Coelhão, em Guaíba.
Os ingressos para assistir ao confronto entre Soldiers e Coroados podem ser adquiridos pelo valor de R$ 10, antecipado, e R$ 15, na hora.
Campo indefinido
Além das vagas para a 13ª decisão gaúcha do futebol americano, as semifinais também definirão o palco da final. Isso porque o mando de campo é concedido para o participante com menos pontos sofridos durante todo o campeonato. Os principais candidatos para receber a final são o Soldiers, com 7 pontos sofridos, e o Pumpkins, com 9. Mais longe, correm por fora o Coroados, que sofreu 42, e o Bulls, com 56. Nas últimas três edições, a decisão do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano foi disputada em solo santa-mariense. O Soldiers é heptacampeão estadual da modalidade.
- Nosso objetivo é não sofrer pontos para ter a melhor campanha geral e trazer o evento para Santa Maria mais uma vez. Sempre temos um público muito bom. Queremos continuar difundindo o esporte no município - conclui Douglas Rodrigues.