Foto: Gilson Alves (manipulada por IA)

O atacante Yuri Mamute, 30 anos, concedeu entrevista exclusiva ao Diário, após o treino do Inter-SM na tarde da sexta-feira (28). Anunciado em 11 de novembro, ele será uma das opções ofensivas do Alvirrubro na disputa do Gauchão 2026.
Com passagens por 16 clubes antes de chegar a Santa Maria, Mamute falou sobre a evolução na carreira, a função em campo, a disputa por posição e o convite que o trouxe ao Estádio Presidente Vargas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Revelado pelo Grêmio, onde estreou profissionalmente em 2011, Mamute destacou que o tempo e a trajetória em diferentes países influenciaram diretamente a forma como atua hoje.
– Mudou muita coisa, né? Agora 15 anos mais velho, mais experiente. Aprendi bastante no decorrer da minha carreira. Hoje eu tô atuando mais como nove, mas se precisar de mim também estarei ajudando pelo lado, mas visivelmente eu jogo mais de nove, mais próximo do gol. Eu estou aqui para ajudar o Inter de Santa Maria – afirmou.
O atacante explicou como surgiu o contato com o clube e citou a participação de um meia-atacante do Inter-SM na negociação:
– Recebi o convite através do Vitor Júnior, um grande amigo meu. Trabalhamos juntos no Cazaquistão e ele apresentou o projeto. Foi um projeto bacana, maravilhoso. Estou aqui. Agradeço o professor Coutinho também, pela confiança. Tô muito feliz e pretendo dar o meu melhor pelo Inter de Santa Maria – disse.
Sobre a concorrência no setor ofensivo, especialmente com o centroavante Michel, Mamute afirmou que a disputa será positiva para o grupo e não descartou a possibilidade de atuarem juntos.
– Jogar com o Michel, um cara bastante experiente, nos ajuda bastante. Se for preciso ele jogar ou esperar, não tem problema. Se for preciso jogar e esperar, eu creio que também com ele não terá problema. Mas se for importante jogar junto, também não teremos problema. Acho que estamos trabalhando e recebendo o que o professor Coutinho tem para nos dizer. Independente de quem vai jogar ou não, estamos todos preparados para dar o melhor para o Inter de Santa Maria – completou.
A trajetória até Santa Maria
Com 30 anos, Yuri Mamute chega a Santa Maria para o 17º clube da carreira, trazendo consigo experiência internacional e o desejo de reencontrar o bom momento vivido no início da carreira. Revelado pelo Grêmio, destacou-se nas categorias de base pela força física, que deu origem ao apelido. As boas aparições pelo Tricolor credenciaram Mamute à seleção brasileira sub-20. Pela base da amarelinha foram 12 jogos e três gols, além do prêmio de melhor jogador do torneio de Toulon, na França, em 2013.
Pelo time principal do Grêmio, entre 2011 e 2014, disputou 53 partidas e marcou apenas sete gols. Depois, Mamute rodou por Botafogo, Panathinaikos (Grécia), Náutico, Aqtobe (Cazaquistão), Juventude, Água Santa (SP) e Figueirense, sem grande sequência. O melhor momento da carreira veio em 2020, no Sagamihara, do Japão, onde foi peça importante no acesso à segunda divisão nacional, com 57 jogos e 10 gols.
Nos últimos anos, teve bom desempenho pelo Brasiliense (11 gols em 23 jogos entre 2022 e 2023) e, depois, viveu nova fase no Joinville, onde foi artilheiro do clube no Campeonato Catarinense de 2024, com cinco gols em 12 partidas. Em 2025, disputou a Série D pelo mesmo clube e marcou um gol, justamente contra o Guarany de Bagé, adversário do Inter-SM no estadual do próximo ano.
Antes de fechar com o Alvirrubro, defendeu o Vitória das Tabocas, na Segunda Divisão pernambucana.
Próximos passos
O Inter-SM segue em pré-temporada para a estreia no Gauchão 2026, marcada para o fim de semana de 10 e 11 de janeiro diante do São José, em Porto Alegre.Até lá, o clube deve disputar um torneio em Ijuí, com a participação do dono da casa São Luiz e do Avenida de Santa Cruz do Sul, entre 18 a 22 de dezembro.