judoca cidadão

Maria Portela e João Derly visitam projeto social do Avenida Tênis Clube

Jaiana Garcia

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Renan Mattos (Diário)
Maria e João falaram sobre a trajetória no esporte e deram dicas de como se sair bem com os adversários durante as lutas

Em comemoração aos 30 anos de atividades de judô no Avenida Tênis Clube (ATC), a judoca Maria Portela, que participou das últimas três Olimpíadas (Londres, Rio de Janeiro e Tóquio), e o ex-judoca João Derly, bicampeão mundial da modalidade, participaram de um encontro com alunos do projeto social Judoca Cidadão, promovido pelo clube, na tarde desta segunda-feira.

De olhos atentos aos ensinamentos, crianças, adolescentes e veteranos que praticam a modalidade no clube tiveram uma oportunidade única de aprender com os dois ídolos. Maria e João fizeram demonstrações de golpes que garantiram a eles vitórias ao longo das carreiras. A judoca, considerada baixinha para o esporte e a menor atleta em estatura da categoria que compete, mostrou algumas táticas para se sobressair às adversárias mais altas.

Santa-marienses conquistam duas medalhas no 1º Candiota Skate Street

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Fotos: Renan Mattos (Diário)

Além dos ensinamentos técnicos, os dois, que foram descobertos em projetos de incentivo ao esporte (ela em Santa Maria, e ele, em Porto Alegre), falaram sobre a trajetória inspiradora de vida. E a mensagem mais importante foi: acreditem nos seus sonhos, independentemente dos obstáculos, e lutem para conquistar seus objetivos.

- Fico feliz de ver o tatame cheio de crianças, interessadas em aprender judô, começando a treinar. É um honra ter a representatividade que tenho e poder inspirar eles - destacou Maria Portela.

Atleta do Santa Maria Golfe Clube garante o título de torneio em São Paulo

Quando pediam voluntários para demonstrar os golpes, não faltavam mãos empolgadas para cima. Lukas Doná Marques, 11 anos, é um dos jovens de 4 a 14 anos que participam do projeto do ATC. Encantado, ele mal conseguia falar sobre a alegria de estar frente a frente com os dois judocas.

- É muito legal. Acho muito bom estar aqui. Aprendi vários golpes. Vou continuar treinando. Já fui em um campeonato e pretendo ir em mais - disse.

João Derly, que foi o primeiro brasileiro campeão mundial e o primeiro atleta da América Latina bicampeão mundial de judô, ressaltou que também foi morador da periferia de Porto Alegre no começo da carreira e que foi o judô que o levou a conhecer 40 países.

- O judô foi extremamente importante para a minha vida e formação. Conseguir compartilhar um pouco da minha história e tudo que aprendi, mostrando pra eles que é possível obter sucesso na vida de atleta, é uma alegria imensa. Há pouco tempo eu estava no lugar deles. Espero que a nossa história sirva de inspiração para eles buscarem um futuro melhor - destacou o judoca. 

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">O PROJETO
O projeto Judoca Cidadão - do tatame para vida - foi criado em 2007 e tem como objetivo contribuir para a inclusão social de crianças e jovens na prática esportiva sistematizada e orientada. O projeto já acolheu centenas de crianças e jovens de escolas públicas de Santa Maria. O coordenador do Departamento de Lutas do ATC, André Moreira de Oliveira, que também é treinador do projeto, buscou o máximo de informações diferentes com os atletas.

- É uma oportunidade grande para a gente que é do interior. Fazia 10 anos que a gente não recebia grandes nomes do judô aqui. São pessoas que são espelho no esporte e na vida. Pessoas vitoriosas, que saíram de projetos de incentivo ao esporte, e é muito interessante que eles passem a mensagem de que não é só resultado competitivo que importa.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Árbitro de Santa Maria é agredido em jogo do Acesso e fica desacordado

Próximo

Atleta do Santa Maria Golfe Clube garante o título de torneio em São Paulo

Esportes