Com representantes da região, Brasil termina Paralimpíada de Paris com melhor campanha da história do país

Com representantes da região, Brasil termina Paralimpíada de Paris com melhor campanha da história do país

Foto: Silvio Avila/CPB

Chegou ao fim a Paralimpíada de Paris. Após 12 dias de competições, a China foi a grande vencedora, com um total de 220 medalhas. O Brasil, que desembarcou na capital francesa como potência paralímpica, superou as expectativas e terminou a edição com o quinto lugar no quadro de medalhas. Além disso, o país bateu o recorde de medalhas conquistado nas duas últimas paralimpíadas, que era de 72. Em 2024, foram 89, sendo 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze.


Meta alcançada


Antes do início dos Jogos, o Brasil já era colocado como um dos destaques em função de leis de incentivo ao esporte, além da presença do Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo, que é visto como referência no mundo. O próprio Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) colocava como objetivo superar as 72 medalhas alcançadas no Rio de Janeiro, em 2016, e em Tóquio, em 2021, assim como melhorar a colocação no quadro de medalhas em comparação a tais edições, oitavo e sétimo, respectivamente.

Em Paris, as metas da delegação brasileira, a maior de sua história com 280 atletas, tornaram-se realidade e consolidaram o país, pela primeira vez na história, como uma das cinco melhores nações no que diz respeito ao esporte paralímpico. Com a quinta colocação, e as 89 medalhas, o Brasil ultrapassou países de tradição, como Itália, Ucrânia e a anfitriã França. Da mesma forma, a equipe brasileira também obteve mais pódios que a quarta colocada, Holanda, que garantiu 72. No entanto, os europeus tiveram dois ouros a mais e, portanto, conquistaram uma melhor colocação.


Atletas de destaque


Em meio às dezenas de medalhas, é difícil pontuar os atletas de maior destaque, visto que muitos brasileiros marcaram o seu nome na história do esporte paralímpico. Mesmo assim, nas piscinas, dois atletas conquistaram o carinho do público francês após dominarem as provas.

Carol Santiago, pernambucana que treina em Porto Alegre, foi a brasileira que mais subiu ao pódio em Paris. Com três ouros e duas pratas, ela se tornou a maior medalhista de ouro da história do país, com seis conquistas. Após sua segunda Paralimpíada, a nadadora soma 10 pódios. Ela competiu na classe para atletas com baixa visão.

Carol Santiago subiu ao pódio cinco vezes, em ParisMarcello Zambrano/CPB

Outro destaque da natação foi Gabriel Araújo, o Gabrielzinho. Em três provas na categoria para atletas com limitações físicas, principalmente com braços, pernas e/ou troncos com movimentos restritos, o mineiro garantiu três medalhas de ouro. Ele ainda competiu outras duas provas em uma categoria acima, mas não chegou ao pódio.

Com três ouros, Gabrielzinho conquistou o público francêsFoto: Silvio Avila/CPB

A natação garantiu ao Brasil 26 pódios em Paris. No entanto, o esporte que mais rendeu medalhas ao país foi o atletismo, com 36. O judô esteve na terceira colocação, com oito conquistas.


Representantes da região


Entre os atletas, apenas Reinaldo Charão, do tiro com arco, esteve representando a região na Paralimpíada de Paris. Natural de São Gabriel, ele competiu em duas modalidades e obteve o melhor resultado da história do país nas duplas mistas, terminando com a quinta colocação, ao lado de Jane Karla. Na prova individual, o arqueiro foi eliminado nas oitavas de final.

Outro representante foi Cleverson Silva dos Santos, treinador da paracanoagem, que é natural de Santiago. Pela primeira vez na delegação paralímpica, ele viu quatro medalhas no esporte, sendo um ouro, duas pratas e um bronze. Inclusive, foi na conquista da terceira colocação de Miqueias Rodrigues, atleta que trabalha com Cleverson no Clube de Regatas Curitiba, que o treinador se emocionou e protagonizou uma cena que viralizou nas redes sociais. Confira.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Antonio Oliveira

POR

Antonio Oliveira

antonio.oliveira@diariosm.com.br

Estão definidos os campeões do Municipal de Voleibol Anterior

Estão definidos os campeões do Municipal de Voleibol

Inter-SM vence o São Luiz e avança em primeiro na Copa Regional de Base Próximo

Inter-SM vence o São Luiz e avança em primeiro na Copa Regional de Base

Esportes