Foto: Alexandre Loureiro/COB
Desde o início dos Jogos Olímpicos de Paris, o grande objetivo da delegação brasileira era superar a melhor campanha do país na história das Olimpíadas, conquistada em Tóquio, em 2021. Na ocasião, foram 21 medalhas, sendo sete de ouro, seis de prata e oito de bronze. Em 2024, o Brasil subiu ao pódio 20 vezes. A grande diferença está no número de ouros. Desta vez, o país conquistou apenas três medalhas douradas, indo contra a crescente que era observada desde 2016. Nas duas últimas Olimpíadas, em Tóquio (2021) e no Rio de Janeiro (2016), a delegação brasileira conquistou sete ouros, feito que fez o público acreditar na mesma quantidade em Paris.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Dentre as três medalhas de ouro conquistadas pelo Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris, uma semelhança chama a atenção: todas foram garantidas por mulheres. Feito que aconteceu de forma inédita na história brasileira em Olimpíadas.
A primeira conquista veio com a judoca Beatriz Souza, que venceu na categoria +78kg. O judô rendeu ao Brasil quatro medalhas nesta edição e segue sendo o esporte com o maior número de medalhas olímpicas para o país, com 28. O segundo ouro veio com a ginasta Rebeca Andrade, na prova solo da ginástica artística.Com o feito, a brasileira chegou a seis medalhas em Olimpíadas assumindo o posto de maior medalhista da história do Brasil nos Jogos. Por fim, Ana Patrícia e Duda garantiram o lugar mais alto do pódio no vôlei de praia ao superarem a dupla canadense Wilkerson e Humana-Paredes. As duas ainda foram convidadas para serem as porta-bandeiras da delegação brasileira na cerimônia de encerramento que ocorreu na tarde de domingo (11).
No total, as mulheres foram responsáveis por 12 medalhas, enquanto os homens conquistaram sete. A equipe mista do judô também garantiu um pódio. Esta é a primeira vez que a delegação feminina conquista mais pódios em relação à masculina.
Confira os medalhistas brasileiros na Olimpíada de Paris
Ouro
- Rebeca Andrade – ginástica feminina, solo individual
- Beatriz Souza – judô feminino, categoria acima dos 78 kg
- Ana Patrícia e Duda – vôlei de areia feminino
Prata
- Isaquias Queiroz – canoagem C1 100m
- Tatiana Weston-Webb – surfe feminino
- Caio Bonfim – marcha atlética masculina
- Rebeca Andrade – ginástica feminina, geral individual e salto
- Willian Lima – judô, categoria até 66 kg
- Seleção brasileira de futebol feminino
Bronze
- Alison dos Santos – 400m com barreiras masculino
- Augusto Akio – skate park masculino
- Gabriel Medina – surfe masculino
- Ginástica Artística no geral por equipes
- Rayssa Leal – skate feminino
- Larissa Pimenta – judô feminino categoria até 52 kg
- Judô por equipes
- Bia Ferreira – boxe feminino
- Seleção brasileira de vôlei feminino