gauchão 2021

Auxiliar de arbitragem da região conta como foi a preparação para a temporada

18.409

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Max Peixoto/Arquivo pessoal
Cruz-altense formada em Santa Maria foi assistente no jogo entre Grêmio e Brasil-Pel, na quarta-feira

Quem acompanhou o jogo entre Grêmio e Brasil de Pelotas, na última quarta-feira, também assistiu ao trabalho da auxiliar de arbitragem, ou a popular bandeirinha, Maíra Moreira, que é de Cruz Alta e formada na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em alta no elenco de árbitros e auxiliares gaúchos, Maíra conta como foi a pré-temporada da arbitragem antes do Gauchão e também faz uma avaliação de sua atuação em 2020. Ela está escalada para o jogo entre Inter e São Luiz, na segunda-feira.

Equipe de canoísta da Asena fica em segundo lugar em desafio carioca

data-filename="retriever" style="width: 50%; float: right;">

Maíra conta que a pré-temporada da arbitragem foi um momento de projetar o ano:
- Foi bem proveitosa, revimos muita coisa, tivemos a participação do representante da CBF, passando as coordenadas do ano, instruções e conceitos para a gente uniformizar dentro das partidas. Discutimos questões gerais como o uso do braço faltoso, as faltas táticas, entradas. Sobre as polêmicas envolvendo a arbitragem no fim do Brasileirão, Maíra se limitou aafirmar que foram "lances finos e de interpretação". Ela diz que questões como essas servem para análise e aprendizado.

- Assistir futebol serve de preparação. Nós temos grupos de estudo em que debatemos lances, analisando o que é o ideal dentro dos conceitos da arbitragem, porque o futebol, hoje, tudo é com base em conceitos, não existe mais "achismo". Então, tudo que acontece nos jogos nos serve para quando ocorrer com a gente, estarmos aptos a resolver - relata.

A árbitra assistente avalia sua atuação no ano passado como bastante positiva:
- Foi minha melhor participação. Estou no quinto ano de Gauchão, e buscando me aprimorar mais técnica e fisicamente. Mas considero muito boa a minha participação em 2020. Consegui ser escalada para o jogo entre Grêmio e Novo Hamburgo (semifinal do Estadual), que foi uma grande experiência e responsabilidade - comenta Maíra.

Questionada se pretende se tornar árbitra central, Maíra disse que isso não faz parte dos planos.
- Não tenho interesse. Eu trabalho para ser uma excelente árbitra assistente. O meu objetivo dentro da arbitragem é chegar no quadro internacional, como assistente. Sou apaixonada pela função e estou estudando e batalhando o máximo para buscar as minhas melhores versões dentro do gramado - projeta.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Grêmio precisa vencer para voltar com o hexa da Copa do Brasil

Próximo

Inter sofre empate no fim e deixa escapar a liderança

Esportes