Foto: Arquivo pessoal
Prates joga golfe desde os 8 anos e coordena projeto social para praticantes da modalidade
A convite de Dom Eudes de Orleans e Bragança, presidente da Confederação Brasileira de Golfe, o médico veterinário Fabio Mendes Prates, de Santa Maria, foi convidado para assumir a diretoria dos projetos sociais da entidade nacional.
Fabio Prates tem 56 anos, é formado em Medicina Veterinária pela UFPEL, pós-graduado em Medicina Equina e mestre em Medicina Veterinária. Ele iniciou no golfe aos 8 anos em Rosário do Sul, influenciado por sua mãe que também o colocou no caminho das obras sociais.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Ainda na juventude, Fabio foi campeão estadual juvenil de golfe. Após um período afastado, ele retornou à prática da modalidade em Santa Maria graças ao interesse de seu filho em praticar o esporte.
O dirigente foi vice-presidente da Federação Rio-Grandense de Golfe, além de vice-presidente do Rosário Golfe Clube e presidente do Santa Maria Golfe Clube (SMGC) até 2023.
Atualmente, é presidente da Associação Golfe na Escola. O projeto começou em 2019, ligado ao SMGC e atende alunos da Escola João da Maia Braga, no Bairro Passo das Tropas, próximo à sede do SMGC. Este ano, contou com mais de 30 crianças inscritas, e para 2025 este número deverá aumentar.
– Será uma honra poder servir de alguma forma a este esporte que faz parte da minha vida há muitos anos, especialmente na área dos projetos sociais, que também me acompanham desde sempre. Tenho clareza que eles são importantes para mudarmos a realidade de uma comunidade, não somente de uma vida envolvida dentro dos projetos, pois os ensinamentos adquiridos são levados para suas casas. A união do esporte com a cidadania, formando golfistas que saem dos projetos com uma boa base e que adquirem, além dos ensinamentos do golfe, ensinamentos de vida, pode nos levar a um novo patamar de visibilidade – disse Prates.