Foto: PMSM (Divulgação)
2025 seria a 48ª edição.
Conhecido por fomentar a criatividade literária e revelar novos talentos nas categorias conto, crônica e poesia, o Concurso Literário Felippe D’Oliveira ainda não foi lançado este ano. A iniciativa, realizada pela prefeitura de Santa Maria por meio da Secretaria Municipal de Cultura, estaria com quatro meses de atraso comparada ao período de inscrição em 2024, que abriu em março. A pasta estaria revisando a atual versão do concurso.
🎶 Siga o perfil de entretenimento do Diário no Instagram
Na última edição, 2024, o concurso recebeu 1.314 inscrições — um número recorde, com participantes de 19 estados brasileiros e do Distrito Federal. Foram 435 contos, 216 crônicas e 663 poesias inscritas. Comparado à época, além do atraso no período de inscrição, as premiações estariam em curso, já que em 2024 foram realizadas em julho. Mas, diferente disso, a prefeitura ainda não divulgou o edital do concurso que é assegurado por lei, e está no calendário oficial do município.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Prefeitura se posiciona
Confira o posicionamento da prefeitura:
"O Concurso Literário Municipal, instituído por lei em 1977, completa em breve cinco décadas de existência. Ao longo de quase 50 anos, suas diretrizes permaneceram praticamente inalteradas. No entanto, o cenário atual, desde as novas tecnologias às mudanças ocorridas na educação, exige uma revisão aprofundada para modernizar e adaptar o concurso aos desafios e oportunidades do nosso tempo. Um concurso que visa valorizar a escrita e a leitura precisa estar intrinsecamente conectado a outras políticas públicas, especialmente aquelas voltadas para a educação. Reconhecendo essa necessidade, o Concurso Literário está passando por uma reformulação, mantendo, sem dúvida, sua essência, originalidade, respeito à legalidade de sua instituição, à identidade cultural e intrínseca relação estabelecida com a nossa comunidade e a nossa história, mas, como dito, atualizando-se frente às possibilidades dos novos tempos. O objetivo principal é, na sua essência, integrá-los a uma agenda mais ampla que fomente a promoção da leitura e da escrita como pilares do desenvolvimento humano. Isso não significa que ele não será realizado este ano. Significa que é necessário fazer esta modernização".
A prefeitura não indicou prazo para essa reformulação.
Leia mais:
- Documentário com alunas da rede pública de Santa Maria seleciona a TV OVO para o Festival de Cinema de Gramado
- Banda Paz e Concórdia, tradicional de São Sepé, abre inscrições para aulas gratuitas de música
- Escritores se dividem entre outros ofícios, mas trabalham para conquistar seus espaços no mercado literário