Foto: Marcelo Cabala
O Cineclube Lanterninha Aurélio inicia, na próxima terça-feira (3), a programação de 2026 com a 3ª edição do ciclo Brasil de Todos os Sons, que será realizada nos meses de fevereiro e março, sempre às terças-feiras, no Auditório João Miguel de Souza, no Centro Cultural CESMA, em Santa Maria. Todas as sessões terão entrada gratuita.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A programação reúne oito sessões e nove produções audiovisuais, entre documentários e cinebiografias, algumas inéditas na cidade. O ciclo propõe um recorte da música brasileira a partir do cinema, com obras que abordam trajetórias de artistas como Noel Rosa, Luiz Melodia, Pixinguinha, Elis Regina, Ney Matogrosso e Vinicius de Moraes. Também estão previstas produções voltadas ao carnaval e às escolas de samba do interior do Rio Grande do Sul.
A edição deste ano começa em clima carnavalesco e amplia o diálogo entre o cinema e outras linguagens artísticas. Antes das exibições, o público poderá acompanhar apresentações musicais, performances de dança, pocket shows e participações de escolas de samba, atividades que já fazem parte da identidade do ciclo.
Após as sessões, estão previstos debates com convidadas e convidados, entre músicos, realizadores e pesquisadores, promovendo a troca de experiências e reflexões sobre as obras exibidas.
As atividades artísticas iniciam sempre às 18h30min, e as sessões começam às 19h. As exibições ocorrem no Auditório João Miguel de Souza, localizado no 3º andar do Centro Cultural CESMA, na Rua Professor Braga, 55.
A programação completa do ciclo pode ser conferida nas redes sociais do Cineclube Lanterninha Aurélio.