
Em abril de 2023, pelo menos três obras que estavam na Praça Saldanha Marinho foram furtadas. Uma delas é o busto esculpido em bronze do renomado poeta santa-mariense Felippe D’Oliveira. Conforme a prefeitura, uma investigação da Polícia Civil apontou para a possibilidade de que a obra pode ainda não ter sido danificada. Por este motivo, a prefeitura pede auxílio à população para tentar localizar o busto.
O pedido é para que se alguém souber algo sobre o crime, ligue para o número 153. As pessoas que fizerem denúncias que levem à recuperação da obra de arte, serão recompensadas financeiramente, com valor captado junto a associações que incentivam a cultura.
O busto do escritor Felippe D’Oliveira, esculpido por Victor Brecheret, importante artista ítalo-brasileiro, foi doado a Santa Maria pela Sociedade Felippe D’Oliveira, do Rio de Janeiro, e inaugurado pelo então prefeito João Antonio Edler, em 16 de julho de 1935.
LEVANTAMENTO
Logo após o sumiço dos monumentos, o Diário percorreu cinco espaços públicos para conferir a condição dos bustos da cidade. A partir desta pesquisa, foi possível perceber que mais estruturas desse tipo não estavam mais em seus locais de origem. Dentre as 14 encontradas, somente cinco ainda tem o busto.
Na Praça Saldanha Marinho, além do busto de Felippe D’Oliveira, o do fundador da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mariano da Rocha, e o do ator fluminense Leopoldo Fróes também foram furtados em abril. Os casos estão em investigação. O levantamento do Diário apontou que os bustos do General José Artigas e de Serafim Valandro também sumiram da Praça este ano.
* Com informações da PMSM