Obituário

Morre um dos fundadores da Banda Garotos de Ouro

Morre um dos fundadores da Banda Garotos de Ouro

Foto: Arquivo Pessoal

Um dos fundadores de uma das principais bandas gauchescas do Rio Grande do Sul, o grupo Garotos de Ouro, de Cruz Alta, o vocalista Ivonir Machado morreu na noite desta sexta-feira (4) em Florianópolis, aos 63 anos. Em 2018, ele havia sofrido um acidente vascular cerebral (AVC), que o obrigou a parar de cantar no grupo Novos Garotos. Desde o final de julho, estava internado em um hospital de São José (SC).


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


O grupo Garotos de Ouro publicou, no Instagram, um comunicado, em que homenageia o cantor: "Nosso Garoto de Ouro, nosso Rei da Vanera! Viveu, brilhou e encantou a todos por onde passou! Hoje partiu pra junto do nosso pai celestial, pra junto da dona Cristiana e seu Amadeu, pra junto de seus irmãos Airton e Amilton, encerrou-se seu tempo aqui conosco, mas continuará brilhando por toda eternidade!"


Outras bandas gaúchas, como Tchê Guris e Tchê Garotos, também publicaram mensagens em homenagem a Ivonir. "A música perde um dos seus maiores ícones, IVONIR MACHADO, o eterno Garoto De Ouro, intérprete e compositor de grandes sucessos", diz a nota do Tchê Garotos.


Airton Machado, irmão de Ivonir e também fundador da banda Garotos de Ouro, morreu em um acidente de trânsito em 2021. O grupo foi responsável por inúmeros sucessos gauchescos, como Não Chora China Veia, Surungo do Fandango e Vuco Vuco.


A prefeitura de Cruz Alta lamentou a morte de seu cidadão ilustre:

"Prestamos nossas condolências à família, aos amigos e aos fãs do talentoso cantor Ivonir Machado, que nos deixou no dia de hoje, 04 de agosto. Com profunda tristeza, nos despedimos de uma voz única, cujas canções tocaram nossos corações e celebraram a cultura gaúcha por tantos anos. A Administração Municipal lamenta a morte do artista e decreta luto oficial. Ivonir Machado nasceu em Cruz Alta, em 15 de maio de 1960, descendente de italianos, herdou da mãe gaiteira (e também costureira) e do pai gaiteiro (e jóquei) o gosto pela música.Iniciou carreira como ritmista em CTGs e concursos estudantis. Junto com o irmão Airton Machado, criou o grupo musical Garotos de Ouro. Em sua carreira vendeu mais de um milhão e quinhentos mil discos, sendo conhecido como "A Voz de Ouro". No dia 13 de janeiro de 2018, Ivonir Machado sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) Isquêmico, em Florianópolis onde atualmente residia."


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Aos 83 anos, morre a atriz Aracy Balabanian Anterior

Aos 83 anos, morre a atriz Aracy Balabanian

Projeto Extração e outras opções para curtir o fim de semana em casa Próximo

Projeto Extração e outras opções para curtir o fim de semana em casa

Cultura