Clube de Cinema de Santa Maria comemora o primeiro ano da nova fase com filme de Charles Chaplin

Clube de Cinema de Santa Maria comemora o primeiro ano da nova fase com filme de Charles Chaplin



Um clássico da história do cinema comemora o primeiro ano de reativação do Clube de Cinema de Santa Maria. O icônico filme Luzes da Cidade, de Charles Chaplin (foto 1), será exibido nesta quarta-feira (16) à noite, às 19h, no Theatro Treze de Maio, para marcar a data. A entrada é gratuita, e os ingressos estão disponíveis na bilheteria do Treze.

 
O Clube de Cinema de Santa Maria foi fundado por Edmundo Cardoso (foto 2) e amigos em 1951. O objetivo não poderia ser outro: exibir e discutir obras cinematográficas que se destacassem pela beleza, pela qualidade, pela abordagem peculiar. Era o espaço para a cidade receber o chamado “cinema arte”, aquele que não aparecia na programação do circuito comercial. Por 10 anos, foram feitas mais de 400 sessões.

 
No ano passado, durante a comemoração dos 20 anos da Casa de Memória Edmundo Cardoso (Cmec), surgiu a oportunidade de a proposta ser reativada. A primeira sessão de retorno ocorreu em 30 de julho de 2022, com a exibição de A Felicidade Não se Compra (Frank Kapra, 1934). Neste 2023, a sessão de aniversário, em 29 de julho, com La Noire de... (Ousmane Sembène, 1966). No debate, o arquiteto e pesquisador cultural José Antonio Brenner (foto 3), membro do Clube de Cinema original, falou sobre o Centro Cultural (atual Theatro Treze de Maio), onde, na década de 50, foram realizadas as sessões do Clube.

 
– Quando eu e o colega Gabriel Dal Forno Leite realizamos uma sessão do Clube de Cinema de Santa Maria, em julho do ano passado, jamais imaginaríamos que, um ano depois, o CCSM estaria ocupando nossas mentes. Porque é isso. Quase todo dia, pensamos um pouco no Clube. Será que o próximo filme é o melhor para a sessão? Qual será o brinde que faremos? Quais textos podem enriquecer o debate? – conta Matheus Meller, o presidente o Clube de Cinema de Santa Maria – Fase 2.

 
Ele antecipa que a ideia está tão enraizada que a programação para 2024 já está sendo pensada. E destaca o quanto o grupo aprendeu com a riqueza da prática cineclubista e com o apoio de outros cineclubes da cidade.

 
– Edmundo Cardoso escreveu que o Clube de Cinema de Santa Maria, o original, “vivia em função de filmes meritosos, que contribuíam para elevar o gosto e conhecimento dos associados, ou para ampliar-lhes as noções estéticas, técnicas ou artísticas”. O Clube continua alinhado com essa ideia. Eu apenas complementaria que vive também em função de reunir pessoas diversas ao redor de uma causa comum: o amor pelo cinema – conclui Meller.


LUZES DA CIDADE

A escolha do filme a ser exibido para comemorar a data não foi ao acaso. Luzes da Cidade, que também aparece entre as referências de nomes como Orson Welles (ator e diretor de Cidadão Kane, 1941), estava na lista de preferidos de Edmundo Cardoso, que também admirava Chaplin como ator e diretor.

Luzes da Cidade foi lançado em março de 1931. Produzido já em tempos de cinema com diálogos, a obra prolonga o encanto do cinema mudo e traz trilha sonora também assinada por Charles Chaplin. O enredo é centrado em duas histórias paralelas. À luz do dia, o Vagabundo (Charles Chaplin) tenta ajudar uma vendedora de flores (Virginia Cherrill), que está cega, a recuperar sua visão. À noite, ele impede o suicídio de um milionário bêbado (Harry Meyers) e se aproxima, conseguindo o dinheiro para ajudar a florista.


AGENDE-SE

  • O quê: Exibição de Luzes da Cidade, de Charlhes Chaplin
  • Quando: 16 de agosto, às 19h
  • Onde: Theatro Treze de Maio, na Praça Saldanha Marinho
  • Quanto: Entrada franca
  • Ingressos: Disponíveis na bilheteria do Theatro Treze de Maio


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vendas de ingressos para o show de Jorge e Mateus começam nesta quarta-feira Anterior

Vendas de ingressos para o show de Jorge e Mateus começam nesta quarta-feira

Próximo

"Santa Maria em Música": Orquestra Sinfônica se une a outros artistas para comemorar o mês da cultura

Cultura