Fotos: Lucas Rosendo (CineSolar)
O furgão do CineSolar, o primeiro cinema itinerante do Brasil movido à energia solar, estacionou em Santa Maria no último sábado (25) e transformou a Praça CEU das Artes, no Bairro Nova Santa Marta, em uma verdadeira sala de cinema ao ar livre. A sessão gratuita reuniu cerca de 25 pessoas da região para uma noite de cultura, sustentabilidade e diversão.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O projeto, que já percorreu 23 estados e mais de 850 municípios ao longo de 12 anos, busca democratizar o acesso ao cinema e promover a consciência ambiental por meio da arte. A programação contou com curtas-metragens brasileiros de temática ambiental e infantil e com o longa “Meu Malvado Favorito 4”, além de pipoca gratuita e atividades interativas dentro do furgão, que funciona como uma estação de ciência, arte e tecnologia.

Em entrevista ao programa F5, da Rádio CDN, o produtor Ricardo Martins contou que a proposta do CineSolar é levar cultura de forma acessível a comunidades que raramente têm contato com o cinema tradicional.
– A ideia do projeto é democratizar o acesso audiovisual. Hoje, apenas 9% das cidades brasileiras têm cinemas ativos. Então, o interior acaba ficando sem essa oportunidade. Além de cinema, o Cine Solar proporciona encontros, momentos em que toda a comunidade se reúne. É um dia para levar cultura, entretenimento e também debater sustentabilidade – destacou o produtor.
O furgão do CineSolar é o grande protagonista da iniciativa: adaptado com placas fotovoltaicas, ele gera e armazena energia solar durante o dia, utilizada à noite nas sessões. Dentro dele, cabem 120 cadeiras, tela, caixas de som e equipamentos de projeção, todos alimentados por energia limpa.
– É o primeiro cinema movido à energia solar do Brasil. Enquanto circulamos pelos municípios, fazemos a captação da energia, que depois é usada nas exibições. O público pode entrar no furgão e ver como funciona esse processo de transformação da luz solar em eletricidade. É uma experiência educativa e sensorial – explicou Ricardo.

A iniciativa foi idealizada por Cynthia Alario, que defende o poder da arte como instrumento de transformação.
– Levar essa experiência a cidades onde poucos têm acesso ao cinema é mais do que assistir a filmes. É espalhar consciência ambiental e fortalecer o sentimento de comunidade – afirmou Cynthia.
O circuito atual do Cine Solar contempla 34 municípios do Rio Grande do Sul, entre eles Uruguaiana, Alegrete, Tupanciretã, Júlio de Castilhos e Dilermando de Aguiar.
Confira as próximas sessões na região:
Tupanciretã
- Data: Terça-feira (28/10)
- Horários: 18h - 1ª sessão: curtas-metragens; 19h - 2ª sessão: ‘Meu Malvado Favorito 4’
- Entrada: livre - não precisa de ingresso
- Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar
- Local: Praça Coronel Lima - Rua Expedicionário João Moreira Alberto, s/n - Centro - Tupanciretã/RS
- Local em caso de chuva: Casa da Cultura - Rua Osvaldo Cruz, 442 - Centro
Júlio de Castilhos
- Data: Quarta-feira (29/10)
- Horários: 18h30min - 1ª sessão: curtas-metragens; 19h30min - 2ª sessão: ‘Meu Malvado Favorito 4’
- Entrada: livre - não precisa de ingresso
- Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar
- Local: Rua Coberta - Rua Antônio Carbone, s/n - Centro - Júlio de Castilhos/RS
- Local em caso de chuva: Ginásio Mário Villamil de Vargas - Rua Tito Araújo, 406 - Centro
Dilermando de Aguiar
- Data: Quinta-feira (30/10)
- Horários: 18h30min - 1ª sessão: curtas-metragens
- 19h30min - 2ª sessão: ‘Meu Malvado Favorito 4’
- Entrada: livre - não precisa de ingresso
- Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar
- Local: Praça Baltazar Borges Marinho - Rua Rio Branco, s/n - Centro - Dilermando de Aguiar/RS
- Local em caso de chuva: CAP - Rua D, s/n - Centro