Fotos: Bibiana Pinheiro (Diário)
Com as lojas já enfeitadas e a cidade tomada pelo clima natalino, o espírito de solidariedade também ganha espaço. O Natal, tempo de reunir famílias e celebrar, é também uma oportunidade para estender a mão a quem precisa, como mostra a iniciativa da Oficina da Amizade.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Neste 24º Natal, a oficina continua sua missão de transformar brinquedos usados em alegria para crianças. O processo é totalmente coletivo: peças diversas chegam à oficina e passam pelas mãos cuidadosas da equipe, que trabalha na recuperação de brinquedos até que cada item esteja “novo em folha”. Atualmente, já são mais de 500 brinquedos prontos, confeccionados ao longo do ano, e a expectativa é chegar a 1 mil brinquedos até a reta final, o que exigirá um grande volume de trabalho.
A oficina funciona na casa de Stella Block, integrante da equipe, que recebe os brinquedos que precisam de conserto. Ao lado de outras cinco voluntárias, Stella se dedica a reformar cada peça, garantindo que possam alegrar os pequenos no fim de ano. Para que o projeto funcione, no entanto, a comunidade precisa contribuir.
– Nessa época, vou enviando mensagens para todas as pessoas da minha lista da oficina para que não deixem para a última hora as doações. Os consertos são encerrados em 30 de novembro. A nossa preocupação é receber as doações em tempo hábil, porque cada brinquedo exige horas de trabalho, dependendo do estado em que chega” – explica Stella.
Além de brinquedos, a oficina recebe mochilas escolares usadas, livros infantis, roupas e calçados, sendo que estes últimos são distribuídos durante o ano, conforme a estação.
A Oficina de Recuperação de Brinquedos é uma iniciativa voluntária dedicada a transformar o Natal em um momento mágico para as crianças carentes de Santa Maria. Para doações, entre em contato pelo telefone (55) 9 9935-6638.
Oficina da Amizade
- Projeto – Cinco amigas consertam brinquedos usados para doar a crianças em vulnerabilidade social no Natal. A iniciativa já existe há 24 anos.
- Doações – Brinquedos para conserto. O ideal é a mãe selecione os itens junto com a(s) criança(s)
- Prazo para doações – Até 30 de novembro
- Redes sociais e contato – (55) 9935-6638 (Integrante do projeto)
Leia mais:
- Lar das Vovozinhas renova direção e destaca importância da solidariedade local; veja como doar
- Orçamento para 2026 tem incremento de R$ 170 milhões e déficit de R$ 66 milhões
- Com espaço lotado, maior livraria religiosa do centro do Estado é inaugurada