"O sonho das barcaças" é a vencedora da primeira noite da 30ª Tertúlia Musical Nativista

Fotos Divulgação, PMSM



Talento musical, expectativa e frio criaram o clima da primeira noite da 30ª Tertúlia Musical Nativista, que segue até domingo na Gare da Viação Férrea. Uma breve abertura oficial antecedeu a apresentação das 10 canções concorrentes na Fase Local, que teve O Sonho das Barcaças como principal vencedora. A produção, os premiados com 2º e 3º lugares e a Mais Popular retornam ao palco para a Fase Final, no domingo.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Cerca de 300 pessoas não se deixaram intimidar pela temperatura baixa para época e foram aplaudir os artistas selecionados e o convidado Leonel Gomez, que fez o show de intervalo. Além do acesso gratuito, a estrutura montada na Gare está convidativa. Um dos destaques é o ambiente de alimentação, com várias opções.


– Ninguém esperava o frio que faz esta noite, mas estamos aqui para sermos aquecidos com a beleza da música nativista. A Tertúlia chega à edição de número 30, o que é um marco. Mas não foi fácil chegar aqui. Este tradicional evento da cidade e do Estado contou com os esforços de muitas pessoas ao longo dos anos. Vida longa à Tertúlia – destacou o prefeito Jorge Pozzobom antes das apresentações, quando também destacou o empenho da Secretaria de Cultura.

A secretária Rose Carneiro relembrou a história da Tertúlia Musical Nativista:

– O que é bom vence o tempo. Mais de 40 anos depois, estamos aqui para abrir a 30ª Tertúlia Musical Nativista. Ela não vem sozinha. Ela traz a força daqueles que tiveram a coragem de dividir o sonho e de enfrentar os desafios e as dificuldades daquele início de década de 80. É esta força que precisamos não esquecer. Obrigada jurados, equipe técnica, apoiadores, parceiros e todos que trabalham incansavelmente para que a Tertúlia aconteça – pontuou Rose.

A primeira noite do evento teve transmissão ao vivo pelo Youtube da Prefeitura. A apresentação do festival é de Maristela Moura e Norton Cezar.


SEGUNDO DIA


Neste sábado, ocorre a Fase Geral e será o dia de matar a saudade da dupla Kleiton & Kledir. Os irmãos Ramil, que já contabilizam mais de 40 anos de carreira musical e duas dezenas de discos gravados, trazem o show Kleiton & Kledir – Histórias e Canções. Eles se apresentam no intervalo entre as defesas artísticas das 12 canções concorrentes e a revelação dos classificados para a Fase Final, no domingo.

O último dia da Tertúlia terá a apresentação dos finalistas e dois outros shows. Os Fagundes abrem a noite, e o Quarteto Coração de Potro no intervalo que antecede a revelação dos escolhidos pela comissão julgadora técnica, formada por cinco artistas e profissionais de renome na música. 


QUALIDADE


Na Fase Geral (sábado), das 12 composições apresentadas, serão classificadas as oito composições melhores pontuadas. E entre os concorrentes, grandes nomes, como Shana Müller,  Chão de Areia, Gabriel Selvage, entre outros. As selecionadas nas fases Local (veja a relação) e Geral (sábado), voltam ao palco no domingo.

A 30ª Tertúlia Musical Nativista é realizada pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Associação Tradicionalista Estância do Minuano e o CPF Piá do Sul. (Com informações da PMSM)


VENCEDORES DA FASE LOCAL

  • 1º LUGAR - Troféu  Humberto Gabbi Zanatta: O sonho das barcaças - Letra: Cleber Brenner / Música: Cleber Brenner e Ovídio da Silva Meyer /Intérprete: Gabriel Zeppe
  • 2º LUGAR – Troféu Xiru Vasseur: Diver(c)idade - Letra: Bruno Seligman / Música: Diogo Matos e Renato Mirailh / Intérprete: Renato Mirailh
  • 3º LUGAR – Troféu Mário Eleú Silva: Trem fantasma - Letra: Alex Palma e Arion Pilla / Música: Alex Palma  / Intérprete: Arion Pilla
  • MELHOR INSTRUMENTISTA – Troféu Cigarra: Mario Tressoldi, com O sonho das barcaças
  • MELHOR INTÉRPRETE – Troféu Canário: Gabriel Zeppe, com O sonho das barcaças 
  • MÚSICA MAIS POPULAR – Troféu  Cerejinha: O gaiteiro Pedro Canha  - Letra: José Luiz Dos Santos e Don Arabi Rodrigues / Música: Delci Taborda e Rodrigo Machado / Intérprete: Grupo Raizes


PROGRAMAÇÃO DE SÁBADO

20h - Apresentação das músicas concorrentes da Fase Geral:

  • Tango sem fim - Letra: Jaime Vaz Brasil / Música: Samuca do Acordeon / Intérprete: Adriana Sperandir
  • Sim senhor, sou guitarreiro - Letra: Adriano Alves / Música: Gabriel Selvage / Intérprete: Gabriel Selvage
  • Valente coração - Letra: Rodrigo Morales / Música: Rodrigo Morales e Nandico Saldanha / Intérprete: Rodrigo Morales
  • No universo do meu verso - Letra: Osmar Ransolin / Música: Arthur Boscatto / Intérprete: Rédea Solta
  • O ontem dentro de hoje - Letra: Matheus Bauer e Gujo Teixeira / Música: Felipe Goulart / Intérprete: Lú Schiavo
  • A casa dos avós - Letra: Vaine Darde / Música: Matheus Alves /Intérpretes: Filipe Coelho
  • Eu fui ficando - Letra: Rodrigo Bauer / Música: Ademar Pereira / Intérprete: Ademar Pereira
  • A valsa romanceira - Letra: Maximiliano Tchêtuco / Música: Maximiliano Tchêtuco / Intérprete: Flavio Hannsen
  • Meu avô e eu - Letra: Tadeu Martins / Música: Lenin Nuñez /Intérprete: Paulo Gaiger
  • Muito além da estrada - Letra: Diego Müller / Música: Duca Duarte / Intérprete: Shana Muller
  • Peregrino - Letra: Rafael Chiapeta / Música: Carlos Madruga / Intérprete: Ricardo Bergha
  • Duras penas - Letra: Juliano Santos, Paulo Ricardo Costa e Beto Barros / Música: Beto Barros / Intérprete: Maurício Barcelos

22h - Show com Kleiton e Kledir

23h - Resultado das canções classificadas para a fase final


PROGRAMAÇÃO DE DOMINGO

19h – Show com Os Fagundes

20h – Apresentação das músicas finalistas

21h30min – Show com Quarteto Coração de Potro

22h30min – Homenagens e premiação


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Fagundes, finalistas e Quarteto Coração de Potro na última noite da 30ª Tertúlia Anterior

Fagundes, finalistas e Quarteto Coração de Potro na última noite da 30ª Tertúlia

Próximo

"A Menina Que Matou os Pais – A Confissão", e outras opções para curtir o fim de semana em casa

Cultura