PÚBLICO INFANTIL

50ª Feira do Livro: Treze de Maio recebe crianças para espetáculo baseado em obra infantil premiada

O Theatro Treze de Maio foi um divertido abrigo da forte chuva para alunos dos 1º e 2º anos de escolas de Santa Maria na quarta-feira (3). Eles assistiram à peça "O Museu Desmiolado", parte da programação da 50ª Feira do Livro. As crianças lotaram o espaço para acompanhar o espetáculo verbo-cênico-musical que aborda, de maneira surpreendente e divertida, a temática dos museus, utilizando canções, poemas e palhaçaria.

"O Museu Desmiolado" é baseado no premiado livro de mesmo nome do poeta e cantador porto-alegrense Alexandre Brito. A obra costuma ser trabalhada em escolas com os pequenos, para abordar a importância dos patrimônios culturais. Foi o caso da Heroica Escola Infantil e Fundamental, do Bairro Camobi. Os alunos puderam ver o livro que trabalharam em aula ganhar vida no palco centenário do Theatro.

– Eles têm um projeto de leitura diária e estão trabalhando muito com poemas. Quando a gente descobriu que ia ter "O Museu Desmiolado" aqui na feira, não perdemos a oportunidade de trabalhar essa obra com as crianças. E a Feira do Livro é maravilhosa porque proporciona essa oportunidade às crianças, de terem contato com a literatura e à escola também –  conta Flávia de Andrade, diretora da instituição.

Depois da apresentação, mesmo com a forte chuva, os alunos da Heroica Escola Infantil também prestigiaram a 50ª Feira do Livro. Eles levaram suas economias para adquirir livros nas bancas da Praça e foram incentivados pelas professoras a formar uma pequena biblioteca em casa.

Enquanto assistia a peça, Yasmin Corrêa, de 7 anos, lembrou de quando leu o livro na escola:

– A minha parte preferida e a mais engraçada é quando fica tudo invertido e o tapete aparece no teto e o lustre aparece no chão. Eu dei bastante risada e dancei bastante. Gostei muito.

Alexandre Brito, que também atua no espetáculo, escreve e compõe para gente pequena, média e grande. Com mais de 40 anos de estrada, ele já foi selecionado para o catálogo da Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, na Itália e, em 2018, o livro "O Museu Desmiolado" transformou-se em uma grande exposição que ocupou um andar inteiro do Santander Cultural, em Porto Alegre.

– Quando eu escrevo, nem penso em uma faixa etária específico, eu  escrevo pensando em um leitor inteligente e sensível. O espetáculo nasceu do papel, mas voa na palavra cantada, nas canções que surgiram a partir dos poemas e se materializa dentro de um espaço cênico. E com essa riqueza da arte da palhaçaria que a atriz Maura Souza traz também – finaliza Alexandre Brito.

O espetáculo "O Museu Desmiolado" foi apresentado novamente às 19h no Treze, na sessão "Livro Livre" aberto para o público em geral.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Bernardo Abbad

POR

Bernardo Abbad

[email protected]

Turma do Café e Rita Lee: editora de Santa Maria lança duas obras na 50ª Feira do Livro Anterior

Turma do Café e Rita Lee: editora de Santa Maria lança duas obras na 50ª Feira do Livro

Três dezenas de títulos para o público infantil Próximo

Três dezenas de títulos para o público infantil

Cultura