Foto: Mateus Ferreira
A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) deu continuidade, nesta quarta-feira (29), ao trabalho de limpeza dos reservatórios de água da cidade. Essa ação teve início na terça-feira (28), e vai durar até esta quinta-feira (30). É a primeira vez, que os maiores tanques de armazenamento de água potável da cidade estão sendo limpos por mergulhadores, com sucção e aspiração de resíduos que podem se acumular no fundo.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A gerente de Relações Institucionais da Corsan de Santa Maria, Andreia Zanini, explica porque foi escolhido esse tipo de técnica de limpeza na cidade:
- Esse método de higienização nos reservatórios é uma escolha que permite trabalhar com a unidade em operação, sem desabastecer a comunidade. Com essa técnica, conseguimos ser bem eficientes e realizar todas as condições de limpeza dos reservatórios de maior porte, que possuem de 750 mil a cinco milhões de litros de água, como os que estão localizados na Avenida Borges de Medeiros.
Andreia ainda destaca a segurança do trabalho realizado e a qualidade da água que é distribuída para a população.
- Importante pontuar que o mergulhador entra dentro do tanque e realiza a limpeza dos resíduos que ficam acumulados no fundo do reservatório, mas esse trabalho é supervisionado e possui todos os procedimentos de segurança. Com relação à água, são seguidos todos os processos de tratamento garantindo sua qualidade de consumo - conclui.
A empresa Navsub Atividades Subaquaticas, de Santa Catarina, é a responsável pela limpeza dos reservatórios. A equipe conta com três pessoas que executam o serviço, sendo que um deles realiza o trabalho de mergulho nos locais. Esse serviço dura cerca de uma hora e 30 minutos em cada reservatório. Em Santa Maria, seis dessas unidades passaram pelo processo de limpeza.

Além dos reservatórios higienizados na cidade com esse método subaquático, outros locais já passaram pelo processo de limpeza. Essas outras unidades possuem capacidade entre 5 mil a 500 mil litros de água e foram lavados pelo método convencional, porque o esvaziamento deles tem impacto menor.
A limpeza dos reservatórios segue um dos parâmetros de potabilidade da água exigidos pelo Ministério da Saúde. Também é recomendado que a população realize a limpeza das caixas d'água particulares, em moradias e estabelecimentos comerciais.