Ronie Gabbie

O ecossistema de inovação de Santa Maria está dando frutos?

Ronie Gabbie

O ambiente de inovação da Universidade Franciscana, ITEC Park UFN, tem o propósito de prospectar, selecionar e capacitar empreendedores. A estrutura física, a biblioteca, os laboratórios institucionais e, principalmente, o acesso à rede de contatos fazem a diferença na vida do empreendedor. 

Um belo exemplo é o da Contdigital, startup nascida em 2019, que criou de uma plataforma digital de contabilidade para micro e pequenas empresas optantes pelo Simples Nacional e está presente em 11 Estados e 80 cidades do Brasil e tem mais de mil clientes.

Perguntei ao sócio-fundador, Matheus Camargo, quais foram os fatores determinantes do sucesso do projeto. A resposta foi: 

– Durante a pandemia, as pessoas se descobriram no digital e também descobriram que a contabilidade poderia ser digital (oportunidade). Isso tudo aliado à vontade de empreender e fazer parte do ecossistema de inovação de Santa Maria foi determinante. Participar de dois programas de aceleração, ambos oriundos do ecossistema da cidade de Santa Maria, proporcionou crescimento exponencial ao projeto, (mais de 100%). Participamos da missão empresarial, também organizada pelo ecossistema de Santa Maria, que nos colocou em contato com outras experiências de inovação e de empreendedorismo. E ainda o fato de termos recebido investimento financeiro com mentoria (smart money), que trouxe insights importantes para nosso modelo de negócio. Crescemos em time, geramos empregos, crescemos em renda e nossa meta é crescer 130% em 2023. Nossa grande bússola (propósito) é melhorar a experiência dos empreendedores brasileiros na gestão contábil de seus negócios. Esta é a frase que está tatuada no nosso time (cultura).


Um ninho de startups

Santa Maria está entre as 20 melhores cidades do Brasil para empreender, sendo a melhor do Interior e a segunda melhor do Rio Grande do Sul, conforme o Índice de Concorrência dos Municípios Brasileiros do Ministério da Economia. De acordo com a mentora de Ecossistemas de Inovação, Marisa Freitag, que palestrou no evento de apresentação do Inova Centro, no último 30 de maio, um ecossistema precisa de uma base de sustentação alicerçada em três pilares: Cultura da inovação, investimentos financeiros e pessoas motivadas. Com 71 startups mapeadas, 3 parques tecnológicos, 4 incubadoras, 6 coworkings e 1 aceleradora, cria-se uma narrativa que conecta os ambientes do ecossistema.

Que problemas nós resolvemos? A produção de mentes pensantes, que melhoram o mundo no local onde vivem, não importa onde. Somos um polo formador de mentes pensantes para o mundo.


Como ter uma boa ideia?

Já ouviu falar em eureca? Aquela ideia que surge no chuveiro, ou quando estás de boa, fazendo nada e ela simplesmente surge? Esse é o momento “eureca”. Aquele momento que você diz “aha!” Sim, esses momentos existem e podem ser explicados. 

O professor de negócios da Business School, William Duggan, denomina de intuição estratégica uma disciplina que contribui com a inovação. Segundo o professor, a eureca surge de padrões anteriormente estabelecidos e quando nos deparamos com algo familiar. 

Porém, a intuição estratégica é um processo que mistura o pensamento racional e a imaginação criativa e, juntos, geram insights que fazem a transformação. Porém, para acontecer a intuição estratégica, é necessário descontar-se dos velhos “pontos”.

 
Objetividade

Não gaste energia tentando reinventar a roda. Conhecimento aplicado é a capacidade de expandir sua mente com o que existe de melhor. 

A prática de benchmarking encurta o caminho até o resultado. Ao invés de gastar energia começando do zero, comece a partir do que já existe. Aprenda com a concorrência, aprenda com o colega… simplesmente aprenda.


Mentalidade protagonista

Ficar rodando em torno do problema, fortalecer as justificativas, transferir culpa ou ficar esperando a providência divina não é o melhor caminho:

 
1. Desdobre seu problema em etapas
2. Identifique os principais desafios de cada etapa
3. Mantenha o foco na solução de cada desafio

 
Claro que a ajuda de uma referência externa vai dar clareza e velocidade ao processo.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Dois pesos, duas medidas: jogador banido, político “anistiado” Anterior

Dois pesos, duas medidas: jogador banido, político “anistiado”

Geoparques da região ganham exposição em rede nacional Próximo

Geoparques da região ganham exposição em rede nacional

Colunistas do Site