Jejum

Esta semana é uma semana especial para quem é religioso, possui um credo e que tenha Jesus Cristo na centralidade da vida. É considerada a Semana Maior, a Semana Santa. Nela, os credentes praticam ritos, participam de celebrações religiosas e fazem jejum.



Significado
Jejum, segundo o dicionário, é uma privação parcial ou total de alimentos em um ou mais dias com uma finalidade específica, seja ela religiosa ou medicinal.


Importante lembrar
O jejum é uma atitude saudável independentemente de estar ligado ou não a um preceito religioso. Ele tem a capacidade de melhorar o metabolismo do organismo, diminui o estresse e a inflamação. Outro fator importante do jejum é a capacidade que ele tem de auxiliar no equilíbrio da pressão arterial e do diabetes, pois regula o metabolismo. Realizado de maneira correta, pode levar ao emagrecimento.


Equilíbrio é fator essencial!

Para um jejum sem intercorrências, é preciso conhecer seu corpo, condição física e, em alguns casos, realizar uma avaliação nutricional e médica, especialmente quando se tratar de um jejum prolongado e de muitas abstenções. Outro fator importante chama-se equilíbrio.


Coerência no cardápio
Jejuar em um dia e comer em dobro no outro. Acredito que isso valha para quase tudo na vida – os excessos, os extremos nunca demonstraram ser saudáveis em nenhum momento da nossa caminhada. É, a gente tem uma tendência aos extremos... Contudo, ao decidir jejuar, traga para perto de si a palavra equilíbrio e coerência.


Ops!
Do equilíbrio, já mencionei antes, mas da coerência, quero destacar uma frase atribuída ao Papa Francisco sobre o jejum como preceito religioso, mas que vale para todos, indistintamente: o jejum precisa transformar nosso coração, não é possível privar-se de carne e privar o irmão do que lhe é justo.


Assim...
Seja qual for sua opção religiosa, o jejum é um excelente aliado para estar saudável, para buscar um equilíbrio físico, mas, com ele, vai também uma busca sincera de amorosidade e de cuidado com a vida pessoal e social, com as pessoas que estão ao seu redor e, por algum motivo, você também não as vê.



+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Liliane Pereira

POR

Liliane Pereira

Dia Mundial da Saúde Anterior

Dia Mundial da Saúde

E a dengue, como vai? Próximo

E a dengue, como vai?

LEIA MAIS