Dia Mundial da Saúde

No último domingo, 7 de abril, foi celebrado o Dia Mundial da Saúde. O objetivo deste dia é recordar a população sobre a importância do cuidado de si. A Organização Mundial da Saúde (OMS) quer refletir sobre questões básicas, mas essenciais para a população E fomentar políticas de bem-estar e atenção integral à saúde.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Repercussão
Por mais que essa data seja celebrada desde 1950, efetivamente, ainda não sentimos eco sobre ela, e pouco se fala deste dia nos meios de comunicação social e até nos espaços promotores de saúde. Será que você, leitor, arriscaria dizer o porquê?


Um direito
É tão obvio dizer da importância da saúde para todos. Contudo, o tema escolhido para este ano foi “minha saúde, meu direito”. Essa afirmação se fundamenta nas inúmeras violações de direitos que as pessoas estão sofrendo, seja em virtude das guerras que ceifam tantas vidas, seja pelas injustiças.


Vale recordar 
O tema escolhido está no singular, mas não é sinônimo de individualismos. O direito é individual, mas a responsabilidade, coletiva. Temos alguns exemplos para nos recordar sobre isso: dengue, intempéries da natureza, Covid-19; essas situações só podem ser sanadas com o compromisso da coletividade.


Voltando ao assunto inicial
“O tema deste ano foi escolhido para defender o direito de todas as pessoas, em todos os lugares, de terem acesso a serviços de saúde, educação e informação, bem como à água potável, ao ar puro, à alimentação saudável, à moradia de qualidade, a condições ambientais e de trabalho decentes e a viverem livres de discriminação”. (OPAS, 2024)


Portanto...

Todos os dias, é dia de cuidar da nossa saúde e da saúde do nosso planeta – 140 países reconhecem a saúde como direito de todos. Contudo, dados da OMS de 2021 alertam que 4,5 bilhões de pessoas não têm acesso a serviços essenciais de saúde.  


Agradecer

Uma atitude saudável é a gratidão. Pense em você, que está saudável ou que tem buscado uma nova normatividade biológica para lidar com suas vulnerabilidades. Agradeça a si, e, se possível, faça o mesmo com aqueles que lhe permitem viver melhor.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Violências? Anterior

Violências?

Jejum Próximo

Jejum

LEIA MAIS
14/03/2024 14:00
28/03/2024 14:00
14/03/2024 14:00