Liliane Pereira

Cuidar é tarefa diária

O mês de maio é marcado por festas que nos remetem ao ato do cuidado, a capacidade que o ser humano tem de fazer das outras pessoas o sujeito de sua missão, do seu trabalho e até mesmo da razão de sua vida. Esse último motivo é um sentimento vivenciado por inúmeras mulheres que exercem a maternidade. Neste mês celebrativo, rendo-me aos profissionais de enfermagem e é a eles que dedico as palavras desta coluna.

Enfermagem como sinal

Para muitas pessoas a escolha profissional pela enfermagem é em si mesmo um projeto de vida, a escolha fundamenta-se na possibilidade de oferecer para o ser humano um cuidado profissional, científico e ético. Não é apenas assistir, a enfermagem é sinal de que o ser humano sabe como é ser para o outro.

Mediações

Outra característica importante é a capacidade de mediação que esta imbricada na enfermagem, todos os profissionais enfermeiros sabem que eles são profissionais convergentes, são essencialmente pessoas que, em sua maioria dialogam, buscam antever os conflitos e olham além do que esta posto.


Olhar além...

Renaud ao falar do cuidado de enfermagem em seu artigo, em 2010, diz que “o cuidado em enfermagem consiste em descobrir sempre no corpo um além do corpo, nem todo no encontro entre pessoas é intersubjetivo; apenas o encontro que não se limita à face ou faceta meramente instrumental da pessoa” é esse olhar que dá ao ser cuidado a condição de gentificação.

Escuta

Muitas vezes, o ato de escutar não é uma realidade muito fácil nos nossos tempos, estamos acostumados querer respostas prontas ou a dar respostas antes mesmo que as pessoas terminem suas falas. Quantas vezes no diálogo alguém antes de terminar o caso a gente já não respondeu? Pois é, o cuidado passa também pela ausência de respostas em algumas situações, mas jamais pela ausência de escuta.

Novos caminhos

Ao longo dos anos, a enfermagem vem se despontando com nossas possibilidades, quebrando barreiras, transpondo montanhas e sinalizando que o horizonte ainda esta longo do seu ápice. Ou seja, buscarão muito mais, espaços, nichos vazios e outros caminhos.


Entretanto...  

Algumas características próprias da profissão jamais se perderão mesmo que esta encontre outros espaços de atuação. Numa pesquisa de 2019 que mediu o nível de confiabilidade das profissões a enfermagem foi considerada a profissão mais ética dos Estados Unidos com 84% de alto ou extremamente alto. O mesmo vale para o acolhimento, a cientificidade da profissão e o compromisso social, marcas fundamentais do exercício profissional.

Cooperação

Há quem diga que a hierarquização da profissão pode comprometer as relações interpessoais, mas penso que a diversidade que compõe a enfermagem já é por si mesmo uma forma de cada um perceber o quanto é saudável sermos diferentes, com habilidades e conhecimentos interdependentes. Isso permite que a profissão não se baste a se mesmo.

Gratidão
Termino essa coluna agradecendo, por ser enfermeira, por fazer parte deste universo de seres humanos que perceberam que a enfermagem pode ser um caminho de fazer um mundo muito melhor. Não estamos prontos, estamos todos a caminho, por isso a presença do tempo torna-se tempo de presença, tempo de fazer novo sempre de novo. ​

Feliz mês da enfermagem para tantos que dedicam sua vida ao cuidado.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Liliane Pereira

POR

Liliane Pereira

O cuidado de si Anterior

O cuidado de si

Próximo

De mãos dadas pela saúde