Foto: Vinicius Becker (Diário)
Mais uma vez, é adiado o envio da proposta da reforma da Previdência ao Legislativo pela prefeitura de Santa Maria. Havia uma expectativa de que o projeto fosse encaminhado ontem, o que não se confirmou. Agora, o Executivo pretende enviar a proposta na próxima segunda-feira, contudo não bateu o martelo.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Entre grande parte dos vereadores, há consenso de que não há mais condições de votar um projeto complexo e com impacto na vida dos servidores para o presente e o futuro, já que a reforma deve prever aumento de idade para aposentadorias e da contribuição. Ou seja, não há como analisar um projeto dessa relevância em tempo recorde.
A prefeitura planejava, inicialmente, encaminhar o projeto para Câmara em setembro. Passado esse mês, o governo Rodrigo Decimo (PSD) anunciou para a primeira quinzena de outubro e, depois, para o fim deste mês, que se esgota nesta sexta-feira (31), prazo que não se confirmará. Os constantes adiamentos só comprovam as dificuldades e complexidade da prefeitura em formatar uma proposta. Isso porque dentro do próprio núcleo do governo que discute o projeto não há consenso sobre percentuais de contribuições e o limite de idade. Consenso mesmo só quanto à necessidade da reforma para não inviabilizar a saúde financeira do município.