A campanha municipal de 2024 baterá à porta no dia 16 de agosto. O cenário, por enquanto, está indefinido se terá seis ou sete nomes disputando a prefeitura.
Há quase quatro anos, o Executivo contou com seis candidatos, sendo duas chapas puras - Cidadania e Republicanos -, o que deve se repetir nesta eleição com outras siglas.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Para o eleitor que não lembra dos nomes de 2020 e as coligações, veja abaixo:
Cidadania
- Prefeito: Evandro Behr
Republicanos
- Prefeito: Jader Maretoli
PSDB, PSL, PTB, DEM - Frente pró-reeleição
- Prefeito: Jorge Pozzobom (PSDB)
PDT, PSB, PCdoB, PV, Rede - Frente Ampla Democrática Trabalhista
- Prefeito: Marcelo Bisogno (PDT)
PT, PSD
- Prefeito: Luciano Guerra (PT)
Progressistas, MDB, PL, Avante, Podemos, Patriotas, PRTB e SD - Abraça Santa Maria
- Prefeito: Sergio Cechin (Progressistas)
* Hoje, Evandro Behr está no Progressistas, Jader Maretoli,
no PL, e Marcelo Bisogno, no União Brasil.
Renúncia esperada
Eleito presidente do MDB de Santa Maria em maio de 2022 para um mandato de dois anos, Francisco Harrisson, Dr. Francisco, renunciou ao cargo. A carta foi enviada à direção. Com a decisão, o presidente em exercício do partido, Antonio Carlos Lemos, foi empossado como comandante oficial da legenda na reunião da executiva municipal de segunda-feira. Como o atual mandato foi prorrogado até 2025 pela cúpula do MDB nacional, Lemos encerrará essa gestão.
O médico disse que tomou a decisão “depois de muito refletir sobre o meu papel na política”. “(...) Acredito que cumpri minha missão até hoje, e devido à falta de tempo para minhas responsabilidades profissionais e para minhas realizações pessoais (familiares), abdico de tão honroso cargo”, diz um trecho da carta. Harrisson foi eleito nas eleições de 2016 para vereador e exerceu o mandato por uma legislatura. Nesse período, assumiu de secretário da Saúde no governo Jorge Pozzobom (PSDB). E foi, ainda, o candidato a vice-prefeito na chapa de Sergio Cechin (Progressistas), que disputou o segundo turno com Pozzobom.
A renúncia de Harrisson não surpreende, já que há bastante tempo ele está afastado das atividades partidárias.
Fora da lista
A direção do MDB informou que incluiu equivocadamente o nome de Ana Cláudia Feltrin como candidata a vereadora, diferentemente do que foi publicado na edição de ontem do impresso. Ela, inclusive, não é filiada ao partido.
Data da convenção e a vice definidas
O PSol definiu a data de sua convenção e, ao mesmo tempo, o pré-candidato a vice na chapa do concorrente à prefeitura, Alidio da Luz, presidente do partido em Santa Maria. Sua companheira de chapa será a professora municipal aposentada Marisa dos Santos, também do PSol.
A convenção da federação PSol/Rede ocorrerá na noite de sexta-feira (2), a partir das 18h30 min, no auditório da Sedufsm.
Chapa pura a caminho
O PDT deverá concorrer com chapa pura à prefeitura.Pré-candidato a prefeito, o ex-reitor Paulo Burmann conversou com vários partidos, entre eles MDB, PSB e Podemos, mas o partido não conseguiu construir uma coligação.
Por isso, outro nome do trabalhismo santa-mariense deve compor a chapa com Burmann. Dois nomes são cotados: o militar da reserva Adilomar da Silva e o líder comunitário Leonel Pacheco. Como o partido faz sua convenção na sexta-feira (02), até lá deve ser escolhido o vice.
Leia mais
Coligação PL e Podemos oficializa Roberta Leitão e Marcelino como candidatos à prefeitura
PSB confirma apoio a Decimo e aprova nominata ao Legislativo
Coligação Novo, MDB e Avante oficializa Riesgo e Magali como candidatos ao Executivo