Ypê suspende ressarcimento a clientes após decisão da Anvisa nesta sexta

Ypê suspende ressarcimento a clientes após decisão da Anvisa nesta sexta

Foto Joédson Alves, Agência Brasil

A marca Ypê confirmou, nesta sexta (15) à tarde, que vai suspender o ressarcimento de produtos para os clientes depois que a Anvisa manteve apenas a suspensão da fabricação, venda, distribuição e uso de seus produtos, mas não obrigou o recolhimento imediato dos lotes de detergentes e lava-roupas. No site da própria Ypê, uma aba que permitia o consumidor pedir o ressarcimento por Pix dos produtos comprados já foi retirado do ar nesta sexta. Ele foi substituído por um novo comunicado em que a Ypê alega que os produtos são seguros e que pediu à Anvisa a realização de exames em laboratórios independentes para comprovar a ausência de contaminação e poder liberar a venda dos lotes já fabricados. No site, agora é possível preencher um formulário para apenas tirar dúvidas.

 
Na sexta pela manhã, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu por unanimidade, manter essa suspensão da da fabricação, comercialização, distribuição e uso de linhas de detergentes, sabões líquidos e desinfetantes da Ypê com lotes de fabricação final 1. A decisão foi tomada nesta sexta-feira, em Reunião Extraordinária Pública da Diretoria Colegiada.
A fabricação e a comercialização de produtos da marca haviam sido suspensas pela Anvisa por "descumprimentos relevantes em etapas críticas do processo produtivo, o que inclui falhas nos sistemas de garantia da qualidade, produção e controle de qualidade", como informou a agência. 


Segundo a Folha de S.Paulo, a fiscalização foi provocado por uma denúncia da multinacional Unilever, que fez exames que teriam encontrado a bactéria Pseudomonas em produtos de quatro lotes da Ypê. A partir daí, os órgãos de vigilância fizeram testes próprios.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ypê suspende ressarcimento a clientes após decisão da Anvisa nesta sexta Anterior

Ypê suspende ressarcimento a clientes após decisão da Anvisa nesta sexta

Fábrica australiana de fertilizantes recebe licença da Fepam e iniciará produção na região Próximo

Fábrica australiana de fertilizantes recebe licença da Fepam e iniciará produção na região

Deni Zolin