Veja ranking das cidades gaúchas que mais empregaram e demitiram em 2025; Santa Maria teve desempenho ruim

Veja ranking das cidades gaúchas que mais empregaram e demitiram em 2025; Santa Maria teve desempenho ruim

Foto Anderson Cazorla, arquivo Diário

Depois de ter sido a 12ª cidade do Estado que mais gerou empregos com carteira assinada em 2023, e a 11ª em 2024, Santa Maria amargou um resultado bem negativo em 2025. No ranking dos 497 municípios gaúchos, Santa Maria foi a 4ª que teve mais cortes de vagas: o saldo ficou em -470 empregos, resultado de 32.912 contratações contra 33.382 demissões nos 12 meses do ano. Só três cidades tiveram mais cortes do que Santa Maria (veja quadro abaixo). 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Porém, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, são apenas um recorte específico da economia. Na avaliação do secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Ronie Gabbi, é preciso analisar a economia como um todo. Ele cita outros indicadores, como a migração do emprego formal para o MEI. Em 2025, Santa Maria teve um registro de 5.012 novos microempreendedores individuais, um crescimento de 42% sobre os 3.528 MEIs de 2024 – foram quase 1,5 mil a mais, o que pode compensar o corte de empregos com carteira assinada, medidos pelo Caged. Ao todo, Santa Maria tem 20 mil MEIs em atividade.

 


O secretário comentou o desempenho ruim de Santa Maria no ano passado.

 
– Quando se fala de desenvolvimento, de economia, uma lente única é uma lente míope. Não responde à realidade da cidade, pode ser mal-interpretada. No caso do emprego formal, somos puxados bastante pela construção civil, que está enfrentando estagnação, com saldo negativo de 303 empregos na construção em 2025. Pessoal comenta que o comércio está fechando lojas, mas o comércio ficou com saldo positivo de 90 empregos ano passado. E se olhar por lentes específicas e nichos específicos, Santa Maria se destaca em algumas áreas. Na geração de empregos em no ramo de Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais, fomos a cidade que mais gerou empregos no Estado, com saldo positivo de 138 vagas. Também ficamos em 1º no Estado em comércio atacadista de combustíveis, com 77 empregos, e no 1º lugar no comércio varejista de lojas de conveniências, com 47 vagas de saldo positivo. Ao olhar para vários outros setores, também temos dados muito positivos – disse Gabbi.


O saldo de empregos de Santa Maria por setor em 2025

 
Mas o que Santa Maria tem feito para tentar melhorar a geração de emprego formal e de renda? Segundo o secretário, são várias ações:


– Temos, dentro da secretaria, uma célula que acompanha projetos estratégicos e de empresas maiores, como energia sustentável. Tem áreas na secretaria que acompanham ampliação de empresas já implantadas, como aumento da Cofelma, que vai passar de um pavilhão de 6 mil para 25 mil metros quadrados. Também temos ações focadas no desenvolvimento de mão de obra para cadeias produtivas, como o programa RS Qualifica Recomeçar, em que recebemos R$ 450 mil do Estado e vamos oferecer cursos em várias áreas, como construção civil, gastronomia, entre outros. As inscrições dos primeiros cursos estão abertas até o dia 13 de fevereiro, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na prefeitura, mas haverá outros cursos ao longo do ano – disse.

Programas de incentivo

Ele cita ainda outros programas de incentivo ao crescimento de empresas, que acabam gerando mais empregos

– No Programa X, além do curso A Arte de Cozinhar, tem linha de crédito a juros subsidiados para fortalecer a identidade das 1.082 lanchonetes e apoiar o crescimento. Estamos negociando para atrair grandes empresas de fora, que ainda não posso revelar detalhes. Também temos o objetivo estratégico de movimentar a cidade através de eventos e minifestivais. No Parque Industrial, vamos promover uma visita ao Porto de Rio Grande e estamos coordenando com o programa Exporta RS para preparar as empresas para exportação. Outra frente mais macro e mais mercadológica é com a Invest RS, em que montamos um dossiê e, por meio desse programa, oferecemos Santa Maria para diferentes mercados e empresa, para investidores – comentou Gabbi.

Agora, um dos maiores investimentos que vai gerar muitos empregos é a construção do atacado Via Atacadista, na Faixa Velha, com previsão de 140 novos empregos em julho.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Veja ranking das cidades gaúchas que mais empregaram e demitiram em 2025; Santa Maria teve desempenho ruim Anterior

Veja ranking das cidades gaúchas que mais empregaram e demitiram em 2025; Santa Maria teve desempenho ruim

Após último aumento da tarifa, 7,4% deixaram de andar de ônibus em Santa Maria Próximo

Após último aumento da tarifa, 7,4% deixaram de andar de ônibus em Santa Maria

Deni Zolin