Assinado contrato para construir 176 apartamentos populares em Santa Maria; veja como concorrer

Assinado contrato para construir 176 apartamentos populares em Santa Maria; veja como concorrer

Foto João Alves, prefeitura, Divulgação

Autoridades participaram da assinatura do contrato na Caixa.

Foi assinado, nesta segunda (8), o contrato para a construção do Residencial Bom Viver, pelo Minha Casa, Minha Vida, do Ministério das Cidades. A prefeitura havia pedido 500 moradias, em 2023, e foi contemplada com 336 unidades – apesar da redução, cidades como Cachoeira do Sul também haviam pedido, mas não ganharam nenhum imóvel. Além dos 176 apartamentos que serão construídos durante 18 meses de obras no Residencial Bom Viver, na Perimetral Dom Ivo Lorscheiter, com investimento de R$ 35 milhões, em breve deve ser assinado o contrato de outro residencial com mais 160 apartamentos, que ficará ao lado.


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Participaram da solenidade o prefeito Rodrigo Decimo, o secretário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Maneco Hassen, secretários e vereadores de Santa Maria, representantes da construtora ALM Engenharia e Construções e superintendentes da Caixa.

 
Atualmente, há 3 mil famílias cadastradas na prefeitura que poderão concorrer a esses imóveis. A seleção deve iniciar mais para o final de 2026. Até lá, outras famílias com renda até R$ 2.850 podem se inscrever na Secretaria de Habitação. A prefeitura fará a seleção dos beneficiados. Quem tem Bolsa Família ou BPC não pagará nada pelos imóveis. Para os demais, a parcela mínima será de R$ 80, durante 5 anos. Para quem tem renda de até R$ 1.420, a prestação será de 10% da renda. E entre R$ 1.420,01 e R$ 2.850, 15% da renda.

Cadastro e atualização

Os cadastros habitacionais devem ser atualizados no máximo a cada ano, mas a recomendação é atualizar a cada 6 a 10 meses ou sempre que houver alteração de dados pessoais (telefone, endereço, etc.). Também é importante atualizar mesmo que nenhuma informação tenha mudado.

 
Os documentos necessários incluem dados básicos do grupo familiar, título de eleitor de Santa Maria, CPF, RG (do titular, filhos e cônjuge), comprovante de renda (limite de R$ 2.850), endereço e comprovantes para critérios específicos (como Bolsa Família ou CID para questões de saúde). Para novos cadastros, são pedidos documentos similares, incluindo carteira de trabalho. É necessário atender a pelo menos um dos seis critérios do programa para concorrer (veja critérios no www.santamaria.rs.gov.br).

 
A atualização pode ser feita pelo WhatsApp (55) 9 9153-4870, telefone (55) 3174-1517, e-mail [email protected] ou presencialmente das 8h às 12h, na Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, térreo da prefeitura (Rua Venâncio Aires, 2.277).


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