Deni Zolin

Novo prédio do Sesc não será mais no terreno da USE. Outra área é procurada

Novo prédio do Sesc não será mais no terreno da USE. Outra área é procurada

Anunciada em 2021 pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado (Fecomércio-RS), a construção do novo prédio do Serviço Social do Comércio (Sesc) em Santa Maria não será mais no terreno da antiga União Santamariense dos Estudantes (USE), na Rua do Acampamento. O motivo: quando o projeto foi para análise na prefeitura, a Fecomércio foi avisada de que seria preciso modificar o prédio para respeitar recuos previstos na lei ambiental, já que existe uma sanga que passa junto ao terreno.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp 
– Perdemos quase 3 anos para descobrir que teria essas limitações. A gente só conseguiu descobrir isso após o estudo de impacto de vizinhança, de meio ambiente, de trânsito, depois que tem o projeto do prédio e protocolamos na prefeitura. Pediram recuo da lateral por causa da sanga, que já está enterrada, os prédios já enterraram a sanga, mas o lado de cá ainda existe e tem de ser protegido. E o sistema Fecomércio tem muito cuidado com essa questão ambiental. Como tem essa sanga, ficamos sem essa área A piscina térmica, que no projeto original tinha cinco raias, teria de ser mais estreita e ter só três raias por causa desse recuo maior. Mas daí ficaria uma piscina pequena e um prédio muito menor do que precisávamos. Por isso, tivemos de abortar esse novo prédio do Sesc na Acampamento – disse o presidente do Sindicato dos Lojistas de Santa Maria e vice-presidente de Varejo da Fecomércio, Ademir José da Costa.

 
A Fecomércio não desistiu dos planos de construir um novo edifício para o Sesc, com investimento de R$ 15 milhões para atender comerciários e comerciantes de Santa Maria, além da população em geral. A entidade analisa outras três áreas na região central da cidade onde poderá ser erguido o edifício, que deve contar com estacionamento, restaurante, piscina térmica e espaços para atendimento médico e odontológico.

 
– Como estamos vendo outras três áreas, vamos tentar fazer um prédio maior e atender o Sesc e o Senac junto. Talvez destinar um andar para levar cursos do Senac, que está precisando de um espaço maior – diz Costa, acrescentando que a Fecomércio já tem o dinheiro para comprar a área e segue aberta a receber propostas de venda de outros terrenos.

 
Segundo ele, mesmo com o novo prédio não sendo na Acampamento, a intenção é seguir com o terreno da antiga USE, que pertencia ao município e foi cedido ao sistema Fecomércio para esse empreendimento, com a contrapartida de que parte dos serviços seriam oferecidos de graça à população. Essa cedência foi aprovada até pela Câmara:

 
– A ideia é manter o terreno, pois talvez a gente (Fecomércio) possa pensar em fazer algo naquela área no futuro, em um segundo momento. Até porque primeiro vamos fazer essa nova sede do Sesc. Segue o interesse em usar essa área (da antiga USE), mas se o poder público quiser pegar de volta para outra finalidade, não tem problema.

 
Independentemente disso, a intenção da Fecomércio é seguir uma parceria com a prefeitura para fazer parte dos atendimentos de graça para a população.

VÍDEO: Ministério da Saúde admite que dança erótica em evento público era "inapropriada"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeito de Santa Maria não quer terreno da USE de volta Anterior

Prefeito de Santa Maria não quer terreno da USE de volta

44% das empresas gaúchas pretendem contratar temporários nos próximos meses, aponta pesquisa Próximo

44% das empresas gaúchas pretendem contratar temporários nos próximos meses, aponta pesquisa

Deni Zolin