Foto: Beto Albert (Diário)
Enquanto equipes trabalham para concluir a pavimentação e, na sequência, farão a sinalização do segundo viaduto do Trevo da Uglione, em Santa Maria, que deve ser liberado ao tráfego até o final de agosto, outros operários e máquinas conseguiram avançar na escavação da trincheira.
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Essa pista abaixo do nível do solo ficará entre os dois viadutos e passará por baixo da rotatória da Uglione, fazendo o trânsito no sentido Itaara-São Sepé e vice-versa. Enquanto a trincheira só estava em obras do lado para a saída para São Sepé, nas últimas semanas, a escavação avançou por baixo do viaduto da rotatória e também para o lado em direção ao viaduto da Duque de Caxias. Ainda será preciso seguir escavando e construir as paredes laterais, além da pavimentação e sinalização.
Outra obra que ainda falta é a construção de um segundo viaduto na rotatória, que ficará em cima da trincheira. Esse pequeno viaduto será usado por quem vem de São Sepé em direção à Avenida Hélvio Basso.
Ele ficará entre os dois grandes viadutos do Trevo da Uglione. Segundo o Dnit, em razão da segurança para usuários da rodovia e pelo avanço dos serviços na parte inferior, o órgão analisa a possibilidade de bloqueio da rótula, no sentido BR-392/Hélvio Basso, transferindo o retorno para a rótula do viaduto da Duque de Caxias. Se essa mudança no trânsito for mesmo feita, deverá ocorrer após a liberação do segundo viaduto superior ou assim que necessário.
O Dnit explica que esse segundo viaduto pequeno da rotatória deve ser construído de forma mais rápida que o primeiro viaduto da rótula, que já está pronto e sendo usado – a estrutura foi feita toda no local, em ferragem e concreto, o que levou quase um ano.
De acordo com o departamento, a base e os pilares desse segundo pequeno viaduto já estão prontos no local e será preciso apenas escavar o local. Além disso, ele será feito em estrutura metálica, que já está sendo construída fora do canteiro de obras e, quando estiver concluída, vai ser içada e colocada no local.
Como será preciso escavar o trecho onde onde hoje fica a pista da rotatória no sentido São Sepé-Avenida Hélvio Basso, é cogitada a possibilidade de ter de fazer um desvio pelo trevo da Duque durante essa obra, até o segundo viaduto da rótula ficar pronto. O Dnit diz que ainda avalia a situação e que não há decisão definitiva se será preciso fazer o desvio pela Duque.
Também seguem as obras das passagens inferiores da Urlândia e da Vasco da Cunha. A previsão de conclusão total das obras de duplicação da travessia urbana de Santa Maria é no final de dezembro deste ano, quando os trabalhos vão completar 10 anos.
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