Apesar das polêmicas ambientais, Exército confirma que obra da Escola de Sargentos terá início neste ano

Apesar das polêmicas ambientais, Exército confirma que obra da Escola de Sargentos terá início neste ano

Foto: Reprodução

Desde que Santa Maria perdeu a briga para ser a sede da futura Escola de Sargentos das Armas (ESA), em 2021, por decisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, que anunciou a Grande Recife com escolhida, o Diário vem acompanhando os trâmites lá em Pernambuco. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Agora chamada de Escola de Sargentos do Exército (ESE), ela poderá começar a ser construída ainda em 2025, apesar das polêmicas ambientais, segundo previsão feita pelo chefe do Estado-Maior do Exército, general Richard Fernandes Nunes, durante uma visita ao Recife, no dia 4 de fevereiro. Ele se encontrou com líderes políticos e empresariais para tratar do assunto em Recife. 


Na reunião, o militar afirmou que o começo da construção ainda depende do projeto de manejo florestal da área de 90 hectares na Área de Preservação Ambiental Aldeia/Beberibe, na Grande Recife, que é uma região de Mata Atlântica, com uma floresta densa.

 
– Nós acreditamos que, ao longo deste ano, com o projeto de manejo florestal já fechado, nós poderemos dar início à terraplanagem por volta do final de 2025, se tudo ocorrer desse jeito que a gente está planejando – disse o general.

 
A coluna conversou com dois ambientalistas de Pernambuco, que ficaram preocupados com a fala do general.

 
– Como o Exército fala já em obras se ainda não foi resolvida a questão ambiental, com Ibama e Ministério Público Federal? – disse um deles.

 
Do que adianta Lula discursar para o mundo pela preservação do meio ambiente se, no seu quintal, poderá permitir o desmatamento de dezenas de hectares de mata nativa, sendo que havia opção de fazer a escola em outro local, como Santa Maria, sem tanto impacto ambiental? 


E recentemente, o petista ainda criticou duramente o Ibama por não liberar os estudos para a Petrobras explorar petróleo na foz do Rio Amazonas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Liberados: VoePass obtém liminar na Justiça para não devolver aviões Anterior

Liberados: VoePass obtém liminar na Justiça para não devolver aviões

Voos da Azul mudarão de dias a partir de março em Santa Maria, enquanto VoePass terá viagens diárias Próximo

Voos da Azul mudarão de dias a partir de março em Santa Maria, enquanto VoePass terá viagens diárias

Deni Zolin