Santa Maria mostra o seu potencial na 24ª edição da Expodireto

A participação de empresas de Santa Maria em feiras internacionais como a Expodireto é fundamental para colocar a cidade na vitrine, fechando negócios e firmando futuras parcerias com empresas e instituições que dificilmente viriam a Santa Maria por conta própria. É por isso que a cidade precisa estar cada vez mais presente em grandes eventos como Expodireto, Expointer, Mercopar, Festuris, entre outras. Nessas duas últimas, a prefeitura e o Sebrae têm investido em estandes próprios da cidade.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Quem já faz isso há mais tempo já colheu e segue colhendo frutos. Um exemplo clássico é a Agrimec, ligada ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Santa Maria (Simmmae), que participa até da Expocana, em São Paulo, e a partir desses contatos, inventou e fabrica máquinas inovadoras e únicas para o plantio de cana – sendo que aqui nem há tradição desse tipo de lavoura.

Na Expodireto, o fundador Odilo Marion está com um grande estande, com 11 implementos agrícolas diferentes, que não fica para trás dos estandes de algumas multinacionais do agro. Graças às feiras e aos produtos, o Grupo Agrimec exporta para 34 países e tem quase 500 funcionários em Santa Maria. Na foto acima, uma máquina agrícola da Agrimec e exposição em Não-Me-Toque.

Outro exemplo é a TBS Jet, santa-mariense que fabrica sistemas eletrostáticos para pulverizadores. Por meio de parcerias em outros Estados e países, participa de feiras e exporta para seis países, como Turquia, EUA, Equador, Paraguai, Uruguai e Argentina seus produtos feitos em Santa Maria.


Consultoria nacional

Outra empresa santa-mariense que tem crescido muito no país e virou a maior consultoria ambiental do Brasil é a Químea Inteligência Ambiental. Com 56 franquias em 10 Estados, ela está na Expodireto com a Casa do Meio Ambiente. Foi contratada pela própria organizadora, a Cotrijal, para cuidar de toda a gestão ambiental e de resíduos da feira.

A UFSM também tem um grande estande e tem feito parcerias para pesquisas junto ao agronegócio, incentivando várias startups de alunos focados em criar tecnologia e soluções para o agronegócio.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Emater projeta safra recorde e com produtividade de 55 sacas por hectare na soja Anterior

Emater projeta safra recorde e com produtividade de 55 sacas por hectare na soja

Onde e quando serão construídas as próximas terceiras faixas na RSC-287 Próximo

Onde e quando serão construídas as próximas terceiras faixas na RSC-287

Deni Zolin