Perguntas e respostas: como é ter um carro elétrico em Santa Maria?

Perguntas e respostas: como é ter um carro elétrico em Santa Maria?

Foto: Pedro Piegas (Arquivo/Diário)

Com a chegada de cada vez mais carros elétricos no mercado, mas com pouca gente já tendo vivido a experiência de ter um, não faltam dúvidas sobre como é ter um veículo movido a bateria. Para responder a esses questionamentos, a coluna procurou a professora da UFSM Luciane Canha Neves, que está à frente de projetos na área e dirige um carro elétrico desde 2020.

 
Questionei se já está valendo a pena comprar um carro elétrico, e Luciane opina que sim:

 
– O preço ainda é um pouco maior do elétrico, mas tendo energia solar em casa e rodando em Santa Maria, em que há pontos de recarga sem cobrança, você não vai pagar para andar. Também não paga IPVA aqui no Rio Grande do Sul. Então, já está valendo a pena, o investimento se paga em cerca de 4 anos e meio e você vai ter economia depois. E a tendência é que em 2025 e 2026, o preço do carro elétrico vai ficar mais próximo do valor de um carro a combustão – diz Luciane.

 
Segundo ela, em quatro anos de uso de um modelo elétrico, não houve dor de cabeça.

 
– Em quatro anos, rodamos 40 mil km e não tivemos nenhum problema. Só as revisões e a troca de pneus – afirmou.

 
Atualmente, o carro elétrico mais barato no Brasil é o Mini Dolphin, da chinesa BYD, que tem preço de lançamento de R$ 115,8 mil. A marca está abrindo concessionária em Santa Maria.



Quanto custa recarregar um carro elétrico?

  • Se o dono tiver sistema de energia solar em casa, pode gastar somente R$ 0,10 a R$ 0,20 por quilowatt/hora para fazer a recarga à noite, pois é o custo pelo uso do sistema da concessionária de energia. Se recarregar de dia, a recarga pode sair de graça. Vale lembrar que, com 1 kw/h da bateria, é possível rodar, em média, 6 km;
  • Se o dono tiver de recarregar na rua, em Santa Maria, há vários pontos de recarga que não cobram. Já quem viaja a Porto Alegre e tiver de recarregar na padaria Lisaruth, em Santa Cruz do Sul, vai pagar R$ 1,99 por kw/h. Mesmo assim, vai sair mais barato em comparação com quem tem carro a gasolina. Ou seja, com R$ 3,98, daria para rodar cerca de 12 km. Já um carro que faz 12km/l na estrada vai pagar entre R$ 5,18 e R$ 5,99 por um litro da gasolina para conseguirá rodar a mesma distância de 12 km;


Até quantos quilômetros têm de autonomia?

  • Os carros elétricos costumam ter baterias que variam de 40 a 60 kw/h de capacidade, o que permite rodar de 220 a 400 km na cidade
  • Como na cidade, há recarga da bateria ao pisar no freio, a autonomia é um pouco maior. Um carro elétrico que faz 400 km na cidade consegue rodar de 350 a 380 km na estrada


Quanto tempo demora para recarregar a bateria?

  • No Lisaruth, em Santa Cruz, o carregador é rápido e leva 30 minutos para a recarga completa. Em outros pontos do Estado, em que há carregador lento, podem levar de 2h30min a 3h para uma recarga total



Quanto tempo leva para pagar o investimento?

  • Os carros elétricos ainda custam mais caro que os convencionais, a combustão. Segundo Luciane, se o dono tiver sistema solar em casa, a economia com combustível fará com que, em 4 anos e meio, essa diferença (do valor a mais pelo veículo) seja paga e, depois, vai ter lucro por não ter de gastar para abastecer. Se usar como carro de aplicativo, a estimativa é de pagar essa diferença em 3 anos e meio. Se tiver de pagar na rua para recarregar o carro, levaria 6 anos para quitar essa diferença;


Qual custo de seguro e IPVA em comparação com carro convencional?

  • Em média, o seguro de um carro elétrico custa R$ 1,5 mil a mais do que o de um carro convencional, a combustão. Por outro lado, o carro elétrico não paga IPVA no Rio Grande do Sul


Quantos anos dura a bateria?

  • Segundo Luciane, apesar de as montadores darem oito anos de garantia para as baterias, isso não significa que, ao completar esse prazo, elas precisarão ser trocadas. “Há carros elétricos rodando já há 13 a 15 anos com a mesma bateria. O que pode acontecer é de ela ter a automonia um pouco reduzida”, diz. A bateria custa aproximadamente 40% do valor de um carro elétrico;
  • Outra dúvida comum é sobre o risco de perda da bateria, em caso de batido no assoalho. Segundo Luciane, a proteção é bem forte e é muito difícil danificar a bateria;


Quanto custa a manutenção de um carro elétrico?

  • O gasto com manutenção de um carro elétrico costuma custar cerca de metade de um veículo a combustão, pois o elétrico não tem troca de óleo, óleo de caixa e outros itens. “Ando com o carro elétrico desde 2020, ele está com 40 mil km. Fizemos as revisões a cada ano e, na primeira, gastamos R$ 300. Na mais cara, deu R$ 500”, diz Luciane.


Como fica a desvalorização do usado?

  • Estudo feito pelo site Mobiauto apontou que, em 2023, os carros elétricos tiveram desvalorização média de 16% nos preços no Brasil, enquanto os veículos a combustão tiveram queda de 7,8%, em média. Em São Paulo, revendas relatam maior dificuldade em vender veículos elétricos usados, pela desconfiança dos compradores.


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