
Foto: Jordano Zagonel, Fepam, Divulgação
A Divisão de Energia da Fepam emitiu a Licença de Operação (LO) para a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Rincão São Miguel, que fica entre Quevedos e São Martinho da Serra. A potência é de 9,75 megawatts (MW). O empreendimento, agora liberado para operar, é o último dos quatro que integram o Complexo Toropi-Guassupi. O empreendimento é da Rincão São Miguel Energética S.A, em que um dos acionistas é Luciano Hang, das lojas Havan. Outros investidores são de Santa Catarina e São Paulo.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
A licença emitida prevê a distribuição de exemplares impressos de um guia da fauna e flora dos rios Toropi e Guassupi na região, além de regras para um plano de conservação do entorno dos reservatórios.
O Complexo Toropi-Guassupi é composto ainda pelas PCHs Quebra Dentes, Salto do Guassupi e Cachoeira Cinco Veados, cujos investimentos teriam passado de R$ 400 milhões e potência total de 60 MW. O primeiro empreendimento a entrar em operação, em agosto de 2020, foi a PCH Quebra Dentes.
— Trata-se de complexo que gera energia limpa, além de renda e riqueza às cidades menores do entorno — diz o presidente da Fepam, Renato Chagas.