Depois de recuperar praticamente todo o trecho entre Santa Maria e São Vicente do Sul, a construtora contratada pelo Dnit para a obra chegou ao perímetro urbano de Santa Maria. Nesta quarta (20) pela manhã, havia máquinas retirando o asfalto velho perto do viaduto da estação rodoviária de Santa Maria, no trecho já duplicado da Travessia Urbana, no sentido Itaara-São Sepé. O tráfego estava liberado em apenas uma das duas pistas, o que provocou lentidão no trânsito.
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a previsão é que, nos próximos dias, os trabalhos sigam. O órgão federal diz que as pistas serão recuperadas, com camada nova de asfalto, entre o viaduto da rodoviária e o trevo da Uglione, nos dois sentidos.
Apesar de a duplicação ainda não estar 100% concluída, esse trecho teve as pistas duplicadas e o trânsito liberado há bastante tempo. Diante do tráfego intenso de carretas, o asfalto necessita de reparos com menor intervalo de tempo do que em outras rodovias.
No último final de semana, viajei pela BR-287 e constatei que a estrada, em quase sua totalidade, está em condições muito boas após esse trabalho de recuperação. Ontem, entre Santa Maria e Itaara, na BR-158, havia outras equipes fazendo o conserto de trechos com problemas, mas a maior parte do trecho também está com as pistas e sinalização muito boas. Claro que há trechos ainda com problemas.
Péssimo estado
A situação é bem diferente da encontrada entre Itaara e Tupanciretã, onde a rodovia está em péssimo estado. O Dnit está prevendo nova licitação para recuperar esse trecho, mas ainda não há data para essa obra sair do papel. O problema é que, agora, vem a safra de grãos, e os motoristas precisarão muito cuidado e paciência com o péssimo estado da BR-158.