Foto: Beto Albert
O asfaltamento das novas pistas sobre o túnel de acesso ao Bairro Urlândia deve começar nesta terça (19), segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), com previsão de acabar com o desvio e a tranqueira no trânsito no local ainda em março. Nesta segunda (18), foi colocada a camada de piche sobre a base de pedra, etapa preparatória para colocar a camada de asfalto.
Até o final do mês, segundo o órgão federal, o trânsito na rodovia já passará a ser feito sobre o novo viaduto, ao menos com uma pista em cada sentido. Com isso, não será mais utilizado o desvio lateral, que causa muita lentidão no local e longas filas de veículos nos horários de pico.
De acordo com o Dnit, quando o desvio lateral for desativado e o trânsito passar a ser pelas novas pistas, sobre a passagem inferior da Urlândia, também deve ser removido um quebra-molas que existe perto da passarela da Urlândia.
Atualmente, além da tranqueira, há problemas com muitos buracos no desvio lateral. O Dnit diz que tem feito obras emergenciais. Depois de liberar as pistas na parte de cima do túnel, as construtoras vão seguir com obras de drenagem e da parte inferior da passagem inferior, que vai ligar a Rua Orlando Fração à Urlândia, por baixo da rodovia. Não foi divulgada a data em que a obra deve ser concluída no local, mas o Dnit prevê que toda a duplicação da Travessia Urbana fique pronta até julho.
Início do desvio
O desvio lateral que vai ser desativado agora foi construído no início de 2022. Em fevereiro daquele ano, a pista principal da BR-287 foi escavada para o início da construção da passagem inferior da Urlândia. Desde então, os motoristas têm enfrentado muitos transtornos para passar pelo local. Nos primeiros meses, carros chegaram a cair no buraco escavado.