Beto Albert
Depois de os servidores técnico-administrativos em educação da UFSM terem entrado em greve, na última quinta (14), agora é a vez de os professores da Federal decidirem se vão cruzar os braços ou não. Nesta quarta (20), o sindicato da categoria, a Sedufsm, fará assembleia geral da categoria docente. A plenária, que terá primeira chamada às 18h, e 2ª chamada às 18h30min, será realizada no Complexo Didático e Artístico (CDA), anexo ao prédio do Centro de Educação Física (CEFD) do campus sede da UFSM.
Na pauta, estão informes gerais, campanha salarial e construção da greve, além de assuntos gerais de interesse da categoria.
Segundo Ascísio dos Reis Pereira, presidente de Sedufsm, os professores vão votar nesta quarta a proposta de indicativo de greve. Ou seja, em caso de aprovação, a paralisação não será imediata. Se o indicativo for aceito, deve ser marcada uma data para provável começo da greve, talvez na metade de abril. Ele diz que outras universidades federais, como Unipampa e UFRGS, também terão assembleia nesta quarta. Além disso, a decisão de cada universidade será apresentada na sexta, em reunião dos sindicatos de professores de todas as Federais.
Se for aprovado o indicativo agora e as negociações com o governo federal não evoluírem, terá de ser marcada nova assembleia dos docentes da UFSM em abril para votar o início ou não da greve.
Curiosidade
A assembleia dos professores vai contar com uma novidade: no local estará presente uma recreacionista para atender os(as) filhos(as) dos(as) docentes que estarão presentes na plenária. O objetivo é promover atividades lúdicas para entreter as crianças enquanto os pais participam da discussão e votação da assembleia.